Secções

Notícias

Ensaios

Aviões

Qatar Airways realiza encomenda de 40 aeronaves à Boeing

A Qatar Airways acaba de oficializar a encomenda à Boeing de 30 aeronaves 787-9 Dreamliner e 10 aeronaves 777-300ER, num valor estimado de 11.7 mil milhões de dólares (10,49 mil milhões de euros). Juntamente com esta encomenda, a Qatar Airways oficializou a intenção de adquirir até 60 aeronaves 737 MAX 8, o que corresponde a um valor adicional de 6,9 mil milhões de dólares (6,19 mil milhões de dólares).

Este anuncio revela a confiança dada pela companhia ao fabricante Norte Americano, ao qual se juntam as 84 aeronaves Boeing existentes na sua actual frota, composta por diversas aeronaves 787 e 777, todas elas entregues nos últimos nove anos. Para a oficialização desta encomenda, o evento contou com a presença do Ministro das Finanças do Qatar, Ali Shareef Al Emadi, o Secretário de Estado do Tesouro dos Estados Unidos, Tony Blinken, e o Embaixador do Qatar nos EUA, Mohammed Jaham Al-Kuwari.

“A Qatar Airways, uma das companhias aéreas com o crescimento mais rápido da história da aviação, anunciou hoje uma significante e histórica encomenda de novas aeronaves que permitirão manter o seu crescimento para os próximos anos e decadas seguintes,” anunciou Akbar Al Baker, Chief Executive da Qatar Airways Group Chief Executive. “A Boeing provou ser um parceiro de valor, e este anuncio é o testemunho da nossa confiança sobre a qualidade dos seus produtos, bem como a sua dedicação em fornecer serviços de elevada qualidade.”

A relação entre a Qatar Airways e a Boeing foi renovada em 2006, tendo deste então sido realizadas diversas iniciativas que reforçaram essa parceria, como o facto de a Qatar Airways ter sido a primeira a operar o Boeing 787 no Médio Oriente, e por ter sido o cliente de lançamento do Boeing 777x. Com o acordo dos novos 737 MAX 8, a Qatar Airways voltará a usar, 15 anos depois, uma aeronave com um só corredor.

“Parabéns à Boeing e à Qatar Airways pelo acordo celebrado, que permitirá aumentar significativamente o número de aeronaves Boeing na extensa frota da Qatar Airways,” disse o Secretário do Comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzker. “Para além da importância para ambas as empresas, este acordo demonstra a importância de uma parceria global, que permite reforçar os laços de ambas. Este acordo permitirá fortalecer a economia, através da criação de novos postos de trabalho, bem como revelar a importância de relações de comercio internacionais.”

“Estamos muito orgulhosos que uma empresa líder como a Qatar Airways não só continue a usar os nossos produtos, como demonstra uma extrema confiança em apostar nas novas tecnologias da Boeing que serão aplicadas nos modelos 777X e 737 MAX,” afirmou Ray Conner, Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “A nossa parceria com a Qatar Airways cresceu e foi reforçada tremendamente ao longo dos anos, e estamos ansiosos por ver a sua frota crescer com a chegada das novas aeronaves de corredor simples e duplo.”