Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo Audi A5 chega ao mercado nacional

Começou esta semana a comercialização da segunda geração do Audi A5, um modelo que conta com cerca de 6000 unidades vendidas em Portugal, sendo 1700 das mesmas no formato coupé. Será igualmente este formato o que será comercializado inicialmente, estando prevista a chegada da versão Sportback em Fevereiro e Cabrio em Abril do próximo ano. Este modelo utiliza como base a nova plataforma MLB EVO, o novo A5 consegue ser até 60 kg mais leve que a geração anterior.

Recorrendo a um visual musculado com linhas modernas e de formas afiladas, o novo A5 utiliza uma linha de cintura em forma de onda, em formato tridimensional, que percorre toda a lateral do modelo, começando pelo capot , guarda-lamas e cavas das rodas. à frente destaca-se os novos conjuntos ópticos que podem ser totalmente em LED ou usar o sistema Matrix LED, bem como a nova grelha Singleframe mais plana e ampla que a anterior geração. Atrás destaque para os farolins totalmente em LED de série.

O interior recebe não só o visual como todas as tecnologias já utilizadas no Audi Q7 e A4, como o sistema Audi Virtual Cockpit, composto por um ecrã TFT de 12,3 polegadas que substitui o tradicional painel de instrumentos, sistema de infoentretenimento MMI Plus com ecrã de 7 a 8,3 polegadas, que permite não só usar os serviços Audi MMI Connect, bem como funcionar em conjunto com o seu Smartphone iOS e Android, através do Audi Smartphone Interface. Este sistema poderá funcionar com o opcional (€1345) sistema de som 3D da Bang & Olufsen, com 19 colunas e 755 Watts de potência.

Numa fase inicial, estará disponível apenas a versão equipada com a motorização 2.0 TDI de quatro cilindros de 190 cavalos, que pode funcionar associada a uma caixa manual de seis velocidades ou automática S tronic de dupla embraiagem de sete velocidades (€2450). Será igualmente lançada a versão 3.0 TDI de seis cilindros diesel, com 218 cavalos, que pode ser associada com ambas as opções em termos de caixa de velocidades, embora possa receber sistema de tracção às quatro rodas Quattro.

Para Fevereiro está prevista a chegada da versão de entrada de gama, composta pelo bloco 1.4 TFSI a gasolina com 150 cavalos, que poderá ser associada à transmissão S tronic, e em Julho as versões 2.0 TDI de 150 cavalos e 3.0 TDI de 286 cavalos, sendo esta última disponibilizada apenas com a caixa Tiptronic de oito velocidades, que estará igualmente disponível para a versão S5 topo de gama, composta pela motorização V6 3.0 TFSI.

Para já, apenas se encontra disponível a versão 2.0 TDI de 190 cavalos, com preços que começam nos 47,840 euros para a versão base, 50.590 caso opte pelo nível de equipamento Sport ou Design. Todos os modelos estão abrigados pela garantia de 4 anos ou 80.000 quilómetros.