Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW revela nova carrinha Série 5 Touring

Depois de revelada a sétima geração do novo BMW Série 5, chega a vez da carrinha, que entra assim na sua quinta geração, sendo esta devidamente apelidada de BMW Série 5 Touring. Recorrendo a todas as novidades introduzidas na berlina, a Série 5 Touring diferencia-se por manter as mesmas linhas dinâmicas da berlina, embora com todas as funcionalidades e versatilidade de uma carrinha, como a elevada capacidade de carga da bagageira, de 570 litros, ampliável a 1700 litros, através do rebatimento dos bancos traseiros.

Através da nova plataforma, que consegue ser até 100 kg mais leve que a sua antecessora, a nova Série 5 Touring promete ser uma referência no campo dinâmico, razão pelo qual conta com suspensão traseira pneumática auto niveladora de sériem e os opcionais Dynamic Damper Control de ajuste do comportamento da suspensão, Adaptive Drive com estabilização optimizada, Active Steering Integral (disponível em conjunto com o sistema xDrive de tracção integral) e suspensão desportiva M Sport, que reduz a distância ao solo em 10 mm.

Além do visual inspirado na recém lançada berlina, a nova Série 5 Touring recebe também as mesmas novidades em termos de interiores, como a integração de um novo Head-Up Display 70% maior e mais legível, painel de instrumentos totalmente digital (opcional), novo sistema de infoentretenimento iDrive que poderá receber ecrãs tácteis até 10.25 polegadas com menus personalizáveis, controlo por gestos e por comandos por voz. Poderá ainda usufruir de soluções como carregamento de dispositivo móvel por indução e bancos Comfort com oito programas de massagens.

Em termos de motorização, a BMW anuncia a utilização das conhecidas motorizações TwinPower Turbo, embora as alterações às mesmas, em conjunto com o chassis mais leve,, permitiram ver os consumos e emissões reduzirem até 11 % face à anterior geração. Poderá contar, numa fase inicial, com modelos como a BMW 520d Touring de 190 cavalos diesel, 530d Touring com motor seis cilindros em linha diesel de 265 cavalos, 530i Touring com quatro cilindros e 252 cavalos a gasolina, e 540i xDrive Touring, com seis cilindros em linha a gasolina com 340 cavalos e tracção integral. Este sistema xDrive estará igualmente disponível, como opcional, na versão 530d.