Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ford revela Fiesta ST com 200 cavalos

O “trono” ocupado pelo Renault Clio R.S. poderá estar ameaçado, especialmente agora que a Ford acaba de revelar todas as informações sobre o novo Ford Fiesta ST, que estreia uma nova motorização EcoBoost 1.5 de três cilindros com 200 cavalos de potência, e diversos modos de condução para garantir o máximo prazer de condução. Prestes a ser revelado já durante o próximo mês de Março, aquando do Salão Automóvel de Genebra, o novo Ford Fiesta ST só chegará aos mercados no início do próximo ano, nas variantes de três e cinco portas, bem como numa invulgar variedade de opções e acabamentos personalizados.

Este novo Fiesta ST será o primeiro modelo melhorado da Ford Performance a dispor de um motor de três cilindros, sendo igualmente o primeiro Fiesta a tirar partido de um sistema com Modos de Condução seleccionáveis, que permitem configurar a resposta do motor, da direcção e os sistemas de controlo de estabilidade, estando disponíveis três modos distintos, o “Normal”, “Sport” e “Track”, sendo este último especialmente criado para track days.

Os modos de condução actuam igualmente sobre o Ford ESE (Electronic Sound Enhancement) do Fiesta ST, que activa uma válvula de escape de controlo de ruído que transforma o som do sistema de escape, tornando assim a condução mais agradável. Igualmente inédito é a aplicação de um sistema de desactivação de cilindro num motor de três cilindros, sendo que este sistema, que permite desactivar um dos três cilindros, contribui de forma decisiva na redução das emissões de CO2, estando a Ford a anunciar apenas 114 g/km para este pequeno desportivo de 200 cavalos.

Para garantir um comportamento de excelência, especialmente tendo em conta que estarão igualmente presentes 290 Nm de binário máximo, o Fiesta ST utilizará a tecnologia de Controlo de Vectorização do Binário, como forma de reduzir o efeito de subviragem em curva com a aplicação do sistema de travagem na roda interior da curva. Visualmente o novo Ford Fiesta ST utilizará um desenho exterior ousado e distinto, como a nova cor Liquid Blue, a grelha dianteira inspirada nos modelos de competição e jantes de desenho exclusivo de 18 polegadas.

Internamente estarão presentes bancos desportivos da Recaro com grande apoio, volante plano na superfície inferior, diversos revestimentos personalizáveis aplicáveis no comando da caixa, volante, puxadores das portas e inserções decorativas no tablier, embora possa escolher já um dos diversos packs estéticos pré-configurados. No interior destaca-se ainda a aplicação do sistema de infoentretenimento Ford SYNC3 de última geração com ecrã táctil de 8 polegadas, compatível com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, e sistema de som de alto desempenho da Bang & Olufsen, o B&O Play.

FORD_2017_Fiesta_ST_02