Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Skoda Octavia recebe versão RS com 245 cavalos

A Skoda acaba de revelar aquela que é o seu modelo mais potente de sempre, o novo Octavia RS 245. Tal como o nome indica, este modelo recebe um aumento de 15 cavalos de potência face ao anterior Skoda Octavia RS, passando agora a disponibilizar 245 cavalos, a partir do conhecido bloco 2.0 TSI turbo a gasolina. Esta motorização, em conjunto com a caixa manual de seis velocidades de série, ou a opcional (pela primeira vez) DSG de sete velocidades e dupla embraiagem, garante uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 6,6 segundos (6,7s na versão carrinha), e uma velocidade máxima limitada de 250 km/h.

O chassis desportivo utilizado, que reduz a altura ao solo em 14 mm e vê a via traseira distanciar-se em 38 mm face à anterior geração, recebe ainda um controlo de estabilidade adaptado para uma condução mais desportiva, bem como um diferencial autoblocante com controlo eléctrico VAQ no eixo dianteiro, solução igualmente usada em modelos de alto desempenho do Grupo Volkswagen, como o Golf GTI Performance e Seat Leon Cupra. Pode receber o sistema de amortecimento adaptativo (DCC – Dynamic Chassis Control) como opcional.

Este modelo, além de contar com as novidades introduzidas pelo restyling do novo Skoda Octavia, passa a dispor de uma nova grelha de maiores dimensões com barras e moldura em preto brilhante, entradas de ar adicionais em formato favo de mel no pára-choques desportivo, e conjuntos ópticos totalmente em LED (adaptativos na dianteira) em toda a carroçaria (incluíndo traseiros, luz de matrícula, mudança de direcção e faróis de nevoeiro). Contará ainda com os obrigatórios extras aerodinâmicos, como o deflector traseiro com dupla saída de escape, e umas elegantes jantes de liga leve de 19 polegadas.

No interior as mudanças são mínimas face ao renovado Octavia, destacando-se a utilização de bancos desportivos em Alcantara nos lugares dianteiros, com encostos de cabeça integrados e logo RS, forro do tejadilho em preto, volante multifunções desportivo em pele perfurada com patilhas integradas (nas versões com caixa DSG) e sistema de iluminação interior em LED personalizável, onde poderá escolher uma de dez cores disponíveis. O novo Skoda Octavia RS 245 será apresentado em Março, durante o Salão Automóvel de Genebra.