Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Porsche Cayenne entra no Guiness ao rebocar um Airbus A380

A Porsche juntou-se à Air France para conseguirem bater mais um recorde do Guiness, desta vez o da aeronave mais pesada rebocada por um automóvel de produção em série. Os candidados para o recorde foram o Porsche Cayenne, mais concretamente a versão Cayenne S Diesel de 385 cavalos de potência e 850 Nm de binário, que conseguiu rebocar, ao longo de 42 metros de distância, um impressionante Airbus A380 da Air France, que mede 73 metros de comprimento e pesa 285 toneladas, mais 115 toneladas que o valor do anterior recorde.

O evento decorreu no hangar da Air France KLM, no aeroporto de Paris Charles de Gaulle Airport, tendo servido de base para o Airbus A380 usado para a manobra. Para o efeito, foi necessário o uso de um sistema de adaptação que permitisse encaixar o eixo dianteiro do Airbus A380 ao sistema tradicional de reboque do Cayenne utilizado. Após a realização da manobra, a Porsche decidiu repetir o feito, desta vez com uma versão a gasolina do Cayenne, o modelo topo de gama Cayenne Turbo S, com 570 cavalos e 800 Nm de binário.

Segundo Gery Mortreux, Vice Presidente Executivo da Air France Industries: “Tal como a Porsche, nós na Air France Industries KLM Engineering & Maintenance vibramos com a excelência e a possibilidade de superarmos os limites da engenharia. Foi uma honra receber a Porsche no nosso hangar em Charles de Gaulle, que é a base onde os nossos engenheiros cuidam da nossa frota de 10 Airbus A380 – uma das mais sofisticadas aeronaves do mundo. Este feito demonstra as capacidades da equipa AFI KLM E&M em se adaptar a qualquer ocasião, e a paixão com que desafiamos todos os desafios. Foi divertido ver as duas máquinas juntas, algo que levou os nossos engenheiros a ficarem intrigados e impressionados. Parabéns à Porsche pelo memorável feito.”