Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Opel recupera designação GSi para a gama Insignia

A designação GSi, anteriormente utilizada para os modelos de melhor desempenho da Opel, desde o Opel Manta GSi de 1984, vai ser recuperada para a versão mais desportiva da nova berlina da Opel. Assim sendo, a versão de topo do novo Opel Insignia Grand Sport receberá a designação GSi em vez da anterior OPC (Opel Performance Center), prometendo um desempenho superior, embora seja menos potente que o seu antecessor.

Recorrendo a um novo motor 2.0 Turbo a gasolina com 260 cavalos, uma solução significativamente menos impressionante que o anterior 2.8 V6 Turbo com 325 cavalos, o novo Insignia GSi consegue oferecer um desempenho superior, tendo registado um menor tempo por volta no mítico circuito de Nürburgring. Uma das razões prende-se com a significativa redução de peso, que atinge os 160 kg, tal como na aplicação de um centro de gravidade mais baixo e potência disponível numa faixa mais alargada de rotações.

Para garantir maior tracção, o Insignia GSi utiliza um eficaz sistema de tracção integral com vectorização de binário, molas 10 mm mais curtas e amortecedores desportivos, bem como o chassis de controlo electrónico FlexRide, que permite ajustar o comportamento dos amortecedores, da direcção, da caixa automática de oito velocidades e a resposta do acelerador. Através do sistema FlexRide é possível escolher entre os modos Normal, Tour, Sport e o Competição, um exclusivo do GSi, que permite ajustar o comportamento do ESP, tornando-o mais permissivo.

Falta referir a aplicação de um sistema de travagem de alto desempenho da Brembo, com pinças de quatro êmbolos, e o recurso aos novos pneus Michelin Pilot Sport 4S, montados em jantes de 20 polegadas. Visualmente o novo Insignia GSi diferencia-se pelo uso de um para-choques dianteiro com duas grandes entradas de ar, um spoiler de dimensões consideráveis na tampa da mala, os bancos dianteiros de tipo “bacquet” e um volante desportivo com base plana. Para quem desejar, a Opel facultará um potente motor turbodiesel para a gama Insignia GSi. Este modelo será apresentado a público em Setembro, durante o próximo Salão de Frankfurt.