Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Volvo comemora 55 anos do cinto de segurança de três pontos

No ano em que a Volvo comemora o seu 90º aniversário, uma das suas mais importantes invenções comemora igualmente uma data importante, o seu 55º aniversário. Estamos a falar no cinto de segurança de três pontos, uma invenção atribuída ao engenheiro sueco da Volvo, Nils Bohlin, que curiosamente só registou a patente número 3043625 em Julho de 1962, três anos após a sua aplicação nos seus automóveis, Amazon e PV544.

Criado como forma de reforçar a segurança dos ocupantes em caso de acidente, o cinto de segurança de três pontos combina o tradicional cinto horizontal com outro na diagonal, formando um “V” que está preso a um ponto de fixação baixo, colocado de forma lateral ao assento. Esta solução permite assegurar a posição total dos ocupantes, e não apenas da cintura como os cintos horizontais, em caso de acidente.

Alguns anos mais tarde, a Volvo demonstrou todo o seu compromisso com a segurança automóvel, acabando por oferecer esta patente a todos os construtores para que estes a pudessem utilizar nos seus automóveis. Isto significa que todos os condutores passaram a poder beneficiar de um pouco da tecnologia de segurança da Volvo, independentemente da sua marca.

Actualmente poderá encontrar em exposição no Smithsonian National Museum of American History, na capital dos Estados Unidos da América (Washington D.C.) um assento de um Volvo PV554 de 1961 com o mecanismo original dos cintos de três pontos de fixação, que foi doado pela Volvo em Julho de 2010.