Secções

Notícias

Ensaios

Aviões

Airbus entrega primeiro A330neo à TAP Air Portugal

A TAP Air Portugal é a primeira companhia aérea do mundo a receber o novo Airbus A330-900, igualmente conhecido como A330neo. Esta aeronave estreia a nova cabine Airspace, mais espaçosa e confortável, nova aerodinâmica nas asas e novos mottores Rolls-Royce Trent 700, para uma maior eficiência energética e maior alcance.

A TAP Air Portugal está nas notícias, desta vez pelas melhores razões, mais concretamente por ser a primeira companhia aérea mundial a receber o novo Airbus A330-900, vulgarmente conhecido como A330neo, que vem assim substituir algumas das actuais aeronaves de longo alcance da companhia aérea nacional, como os quatro A340-300, 14 A330-200 e quatro A330-300. Como principais argumentos temos a maior eficiência energética, maior alcance e nova cabine Airspace, que oferece melhor conforto a bordo para os passageiros.

No total a transportadora portuguesa encomendou 21 aeronaves, que serão recebidas nos próximos anos. Esta primeira aeronave, com matrícula CS-TUB, estará ao dispor da TAP Air Portugal através de um leasing operacional, pela Avalon, utilizando uma configuração de cabine de três classes com 298 lugares, 34 dos quais de formato “full-flat” para a classe executiva, 96 lugares para a classe Economy Plus, e 168 em classe económica. Esta cabine Airspace oferece maior espaço para os passageiros, compartimentos de maior dimensão para as bagagens, um sistema de iluminação de cabine LED inovadora e sistemas de entretenimento de última geração.

É com muita satisfação que dou as boas-vindas ao primeiro Airbus A330-900 da nossa frota. A sua eficiência imbatível vai fortalecer a expansão do nosso negócio,” afirmou Antonoaldo Neves, CEO da TAP Air Portugal. “O A330neo vai proporcionar-nos uma grande flexibilidade operacional graças à sua semelhança com os outros aviões Airbus da nossa frota. Este avião será o primeiro equipado com a nova cabine Airspace um novo conceito desenvolvido para ir de encontro à nossa ambição de oferecer o melhor produto da indústria aos nossos passageiros,” acrescentou o CEO da TAP Air Portugal.

Entregar o primeiro A330neo do mundo à TAP Air Portugal, um cliente de longa data da Airbus, é um marco muito importante para nós,” disse Guillaume Faury, Presidente da Airbus Commercial Aircraft. “Graças às inovações contínuas, o A330neo, o nosso novo widebody, vai oferecer o máximo de valor e eficiência aos nossos clientes e um conforto superior aos seus passageiros. Este momento marca mais um passo para cumprir com o objectivo da nossa indústria para uma aviação sustentável,” concluiu o Presidente da área de aviões comerciais da Airbus.

O A330neo é um avião de última geração, desenvolvido a partir do modelo de sucesso do A330 e aproveitando a tecnologia do A350 XWB. Este modelo incorpora motores de última geração Rolls-Royce Trent 7000 e uma nova asa optimizada com maior amplitude, com “sharklets” novas, melhoradas para conseguir um melhor desempenho a nível aerodinâmico. Todas estas inovações permitem uma redução significativa (25%) no consumo de combustível, em comparação com modelos concorrentes mais antigos e de dimensão semelhante. Adicionalmente, outras inovações na estrutura, composição e tecnologia do aparelho proporcionam ao A330-900 aerodinâmica e acústica de última geração.