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Lexus CT200h F-Sport

lexus ct200h f-sport

A Lexus deu ao seu CT 200h híbrido um look mais desportivo que se nota imediatamente no design do carro, mais agressivo com saias nas laterais e um spoiler traseiro. A frente mete respeito e o capot esconde ainda uma vertente mais “verde”, com uma unidade híbrida. Será que isto faz tudo sentido neste automóvel vermelho da Lexus?

Um carro ecológico com um pack desportivo (F-Sport) desenhado por uma mulher. De facto, não há como ficar indiferente à versão renovada do CT 200h que já tínhamos conhecido este ano numa apresentação da Lexus feita na Base Aérea de Sintra.

O sistema que a Lexus inclui neste automóvel é uma receita cada vez mais vista nos novos modelos de diversas marcas: um motor de combustão a gasolina auxiliado por um eléctrico – o resultado é uma motorização híbrida onde as baterias são recarregadas cada vez que pisamos no travão. Depois, podemos mudar para marcha eléctrica (EV) em velocidades não superiores a 50Km/h ou quando estamos no pára-arranca.

Tudo isto faz muito sentido. Mas não num carro com pack F-Sport. Será que queremos mesmo dar quase mais cinco mil euros por uma roupagem mais agressiva do nosso Lexus CT200h? Para quê mascarar de lobo um carro que, na sua essência, é um cordeirinho saído de uma história da Heidi?

Ok, nós até gostamos do aspecto do automóvel com o pack F-Sport: dá-lhe mais alma, mais protagonismo, sobretudo se a cor escolhida para a carroçaria for a vermelha. Mas é preciso deixar bem claro que este pack é apenas estético: não conte com mais cavalos no motor – 99 é mesmo o limite, mais 60kW na unidade eléctrica. Além disso, o veículo fica com mais 55 quilos em relação à versão de entrada, a Business (1790 contra 1845 Kg), o que vai influenciar os consumos: se virmos os dados comparados entre a F-Sport e a Business, o valor dos litros “queimados” a cada cem quilómetros passam dos 3,6 para os 4,1.

A questão dos consumos é sempre delicada quando escolhemos um carro, mas é uma coisa em que não o vou poder ajudar. Claro que os dados avançados pelas Lexus são quase impossíveis de conseguir na vida real, pelo que deve juntar mais 2 a 3 litros aos valores “oficiais”. Quanto à minha média… digo apenas que não andei propriamente a seguir os limites de velocidade impostos em cada via.

Para quem se importa realmente com o design, importa referir que este pack desportivo da Lexus dá ao automóvel umas belas jantes de 17 polegadas em preto, uma valente upgrade em relação às monótonas que estão presentes nas outras versões e que não podem ser mudadas no configurados presente no site da Lexus.

Passando para o interior, o logo F-Sport pode ser encontrado no volante, os pedais são de alumínio com os tradicionais pontos pretos e os bancos contam com apoios laterais, tudo para ajudar a vincar o conceito desportivo. A meio, na consola central temos o joystick que permite alternar entre a marcha eléctrica, a normal e a desportiva, que dá injecta um pouco mais de adrenalina à condução. ainda assim, nada que se note por aí além.

O sistema multimédia (personificado num ecrã de 7 polegadas) tem menus claros e intuitivos, mas falta-lhe aquela centelha de inovação na interface que já vimos em outros modelos, como nos Citroen mais recentes. Os mostradores do velocímetro e do indicador de carga eléctrica (que se transforma num conta-rotações no modo Sport) estão iluminados por uma luz vermelha, mas poderiam ter um design mais agressivo que combinasse com o conceito exterior.

Há a sensação de que há algo que não bate certo entre o interior e o exterior deste CT200h F-Sport, já que o habitáculo é monótono em comparação com as pequenas, mas certeiras alterações que a carroçaria deste pack traz ao modelo base.

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[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linha + Motor eléctricoVelocidade Máxima180 km/h
Capacidade1798 ccAceleração (0-100 km/h)10,3 s
Potência136 cv (combinado)Consumos (litros/100 km)
Binário208 Nm (combinado)Cidade (anunciado)4,1
TransmissãoEstrada (anunciado)4,0
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)4,1
CaixaVariável contínuaEmissões Co294 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4,35 / 1,44 / 1,76 mValor base€28 900
Peso1485 KgValor viatura testada€33 990
Bagageira375 / 985 litrosI.U.C.€196.25

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