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Mazda MX-5 SKYACTIG-G 2.0 Excellence – Brilhante, mas só para alguns

Com o regresso do sol e algum calor, nada melhor do que voltar a abrir as capotas e andar com os cabelos ao vento… pelo menos os que ainda restam. E se, para tal, associarmos um chassis extremamente preciso e um motor que nos permita explorar as capacidades desse mesmo chassis? Já encontrei a escolha ideal, o Mazda MX-5 SKYACTIV-G 2.0.

Não há muito mais que eu possa dizer, que não tenha já dito sobre o novo Mazda MX-5, uma vez que este voltou a usar a “receita vencedora” que originou aquele que é o roadster de maior sucesso a nível internacional. Produzido em Hiroshima, senhor de uma condução extremamente precisa, uma qualidade de construção à japonesa (muito rigorosa) e motorizações a gasolina que conseguem ser, ao mesmo tempo, entusiasmante como altamente eficientes. A média em torno dos 5 e 6 litros por cada 100 km registados com o ensaio da versão SKYACTIG-G 1.5 comprovou isso mesmo.

Chegou a vez agora de experimentar a versão 2.0, um motor mais possante, capaz de debitar não só uma maior potência como maior binário que o motor “mais pequeno”. O resultado é uma experiência ainda mais envolvente, e embora 160 cavalos continuem a não parecer muito, a realidade é que o baixo peso do conjunto garante uma agilidade fora do vulgar. A diferença de potência permitiu ainda retirar um segundo no tempo de aceleração dos 0-100 km/h, mas acredite que ao volante essa diferença parece maior, não por desmérito do brilhante bloco de 1.5 litros, mas sim por mérito deste bloco de 2.0 litros.

Com esta motorização e tracção traseira, uma excepcional caixa manual de seis velocidades e um chassis que prima por ser leve e ágil, nada melhor do que procurar estradas de montanha, como a Serra de Sintra ou da Arrábida, e desfrutar desta combinação apaixonante. Convém relembrar que a Mazda optou por equipar esta motorização com uma suspensão mais rígida (desenvolvida pela Bilstein), portanto esta versão não gosta assim tanto de estradas com mau piso, como a versão com o 1.5.

Se a esta situação juntarmos o facto do modelo do parque de imprensa vir equipado com os bancos desportivos Recaro, que embora tenham um visual deslumbrante e garantam um apoio impressionante para o corpo, a realidade é que acabam por ser mais desconfortáveis que os bancos tradicionais. Já em termos de consumos, o resultado também não é tão favorável para esta versão 2.0, embora parte da culpa seja devido ao entusiasmo exagerado do condutor em questão (eu), uma vez que procurei sempre estradas sinuosas para explorar melhor o comportamento deste MX-5.

Ficha Técnica

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima214 km/h
Capacidade1998 ccAceleração (0-100 km/h)7,3 s
Potência160 cv (6000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário200 Nm (4600 rpm)Cidade (anunciado)8,7
TransmissãoEstrada (anunciado)5,4
TracçãoTraseiraMédia (anunciada)6,6
CaixaManual de seis velocidadesEmissões Co2154 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)3915 / 1230 / 1735 mmValor base€38 847
Peso1137 KgValor viatura testada€41 837
Bagageira150 litrosI.U.C.€232.35