Cockpit
384 visualizações 0 comentários

Mini One Cabrio 1.2 – Versão certa, motor errado…

por em 21 Junho, 2017
 

Sempre gostei do Mini, acho-o um automóvel “amoroso”, desde os modelos britânicos originais como aos modelos lançados posteriormente pela BMW. Esta última geração não é excepção, embora tendo em conta o aumento significativo das dimensões externas (e internas), só alguns modelos da família Mini é que merecem esse nome. Estou obviamente a aflar no Clubman e no Countryman, ou até mesmo a versão de 5 portas. Felizmente o Mini One de três portas mantém-se “fofinho”, tal como o novo Mini One Cabrio, que é baseado na versão de três portas.

Esta versão, além de manter os traços característicos, recebe uma carroçaria maior sem ser exagerada, que permite aumentar ligeiramente o espaço disponível para os ocupantes traseiros, que podem agora viajar com algum conforto, caso os ocupantes dos lugares dianteiros não sejam “espaçosos”. A bagageira passou a disponibilizar 215 litros, valor esse que altera dependendo da posição da capota, que desce para os 160 litros com a capota rebatida, embora possa ser ampliada através do rebatimento dos bancos traseiros.

Por se tratar de um modelo descapotável, este Mini One Cabrio recebe os obrigatórios reforços estruturais para manter a rigidez da carroçaria com a capota aberta, reforços esses que implicam um acréscimo do peso total em 115 kg. Felizmente todos estes reforços estão invisíveis ao olho humano, existindo apenas um elemento que à partida passa despercebido por aparentar ser a base dos cintos de segurança traseiros, que escondem um conjunto de pilares que abrem numa fracção de segundo em caso de emergência. E já que falo em segurança, destaque para o sistema de protecção activa de peões, que levanta o capot para reduzir assim a força do impacto em caso de atropelamento.

De resto, também esta versão recebe as restantes novidades que passaram a estar disponíveis em toda a gama Mini, como os opcionais sistemas Radio Visual Boost, que em conjunto com o Mini Driving Modes, permite usar efeitos de luz LED em torno do painel do sistema de infoentretenimento, que se ajusta dinamicamente tendo em conta elementos como o volume do som, o modo de condução ou até mesmo os sensores de estacionamento. Através do Mini Driving Modes, poderá ajustar o comportamento de elementos como a direcção, resposta do motor e da caixa de velocidades, quando esta é automática, algo que não sucedeu neste caso.

Na unidade testada tivemos acesso a uma eficiente e agradável caixa de seis velocidades manual, que funcionou de forma exemplar com a motorização escolhida, o já conhecido bloco de três cilindros com 1,2 litros de cilindrada turbo, que garante 102 cavalos de potência e 180 Nm de binário. Não é um motor explosivo, especialmente nesta versão Cabrio mais pesada, mas garante um bom andamento, permitindo explorar de forma descontraída o excepcional comportamento “Go-Kart” característico dos Mini.

Se em termos de comportamento este Mini é previsível, já em termos de consumos nem tanto, sempre preferível ignorar os valores anunciados pela BMW e adicionar uns 2 a 3 litros acima dos valores referidos pelo fabricante. Se a isso juntarmos o facto do depósito de combustível ser algo mais reduzido, com 40 litros, o que o obrigará a ter que se dirigir às bombas de combustível com mais regularidade que o esperado. Mas nada disso atrapalha o gozo que é conduzir um Mini, especialmente nesta versão Cabrio…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficha Técnica

Motor Prestações
Tipo Três cilindros em linha Velocidade Máxima 190 km/h
Capacidade 1198 cc Aceleração (0-100 km/h) 10,6 s
Potência 102 cv (4000 rpm) Consumos (litros/100 km)
Binário 180 Nm (1400 rpm) Urbano (anunciado) 5,9
Transmissão Extra-urbano (anunciado) 4,4
Tracção Dianteira Combinado (anunciada) 5,0
Caixa Manual de seis velocidades Emissões CO2 116 g/km
Chassis Preço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) 3821 / 1727 / 1415 mm Valor base €24 006
Peso 1205 kg Valor viatura testada €26 346
Bagageira 215 litros I.U.C. €100.08
Detalhes
 
Marca
Combustível
Positivos

- Visual
- Dimensões compactas
- Comportamento dinâmico

Negativos

- Consumos
- Preço dos extras

Pontuação Motor+
 
Design
8.0

 
Interior
9.0

 
Desempenho
6.5

 
Consumos
6.5

 
Equipamento
7.0

 
Preço
7.5

Pontuação Final
7.4

Vote
Pontuação do Leitor
 
Design
6.3

 
Interior
7.6

 
Desempenho
6.5

 
Consumos
6.5

 
Equipamento
7.0

 
Preço
7.5

Pontuação do Leitor
2pontuações
6.9

Acabou de pontuar

Resumo
 

Com a versão Cabrio, o Mini One da nova geração torna-se ainda mais atraente, ao oferecer o comportamento esperado de um Mini, com todas as vantagens que um modelo descapotável tem para oferecer. O motor escolhido é agradável, mas longe de ser a versão mais indicada para explorar o potencial deste modelo.

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe um comentário

 

Deixe uma resposta