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Mitsubishi Outlander PHEV

Dentro do grupo de veículos híbridos, a solução mais eficiente que conhecemos são os modelos Plug-In Hybrid, visto recorrem a baterias de maior dimensão que podem ser recarregadas em casa. Este aumento de capacidade permite-lhes percorrer uma distância maior em modo totalmente eléctrico, existindo já no mercado alguns modelos muito interessantes, como o Toyota Prius Plug-In Hybrid e o Porsche Panamera S e-Hybrid.

A estes junta-se agora o Mitsubishi Outlander PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle), um SUV que permite percorrer até 52 km em modo totalmente eléctrico por um preço que ainda pode ser classificado como acessível. Para o distinguir dos restantes Outlander este dispõe de símbolos a identificar o modelo, bem como de outros pormenores como a grelha fechada e a segunda tampa de abastecimento de grandes dimensões, para permitir a utilização de fichas de carregamento normais (5 h) e de carregamento rápido (30 min. para 80% da bateria).

A bateria de 300 v utilizada tem uma carga total de 12 kWh e encontra-se colocada sobre o eixo traseiro, o que permite manter praticamente toda a habitabilidade no interior do Outlander, excepto a bagageira, que perdeu 14 litros de capacidade, e a impossibilidade de poder usar uma terceira fila de lugares. Sendo a versão mais equipada da gama, não faltam extras como os bancos em pele com comandos eléctricos e um completo sistema de infoentretenimento com navegação, onde podemos verificar todo o historial do funcionamento do sistema híbrido.

A motorização é composta por um motor a gasolina de dois litros com 121 cv de potência, associado a dois motores eléctricos de 60 kW, um para cada eixo (criando assim um eficaz sistema de tracção às quatro rodas), sendo o traseiro mais poderoso ao oferecer 195 Nm de binário, face aos 137 Nm do motor dianteiro. Para garantir que ambos os motores funcionem com toda a sua potência, existe um gerador de 70 kW adicional, colocado junto ao motor de combustão.

O modo eléctrico é o modo pré-definido, estando sempre disponível enquanto circularmos abaixo dos 120 km/h, desde que tenhamos carga na bateria e alguma contenção no doseamento do pedal do acelerador. Utilizando uma relação directa (não tem caixa de velocidades), existe uma limitação a nível de velocidade, 170 km/h, mas temos menos sistemas mecânicos a gerar ruído, o que acaba por aumentar o conforto a bordo.

Existem dois modos adicionais de funcionamento, o modo SAVE, que poupa a energia das baterias, e o modo CHRG, que, como o nome indica, activa o motor de combustão para carregamento da bateria, ideal para quando não temos uma tomada eléctrica nas proximidades.

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MotorPrestações
TipoQuatro cil. linha Gasolina + Motores eléctricosVelocidade Máxima170km/h
Capacidade1998 ccAceleração (0-100 km/h)11 s
Potência (combinada)200 cvConsumos (litros/100 km)
Binário190 Nm (motor de combustão) + 195 Nm (motor eléctrico traseiro) + 137 Nm (motor eléctrico dianteiro)Urbano (anunciado)
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)
TracçãoÀs quatro rodasCombinado (anunciada)5,4
CaixaRelação directaEmissões CO244 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4655 / 1800 / 1680 mmValor base€43 000
Peso1810 kgValor viatura testada€48 000
Bagageira463 litrosI.U.C.€174,58

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