Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Opel Adam Rocks 1.0T – Galochas chique

MotorMais

O pequeno Adam é um pequeno, mas brilhante automóvel, que está inserido num mercado dominado pelos rivais Fiat 500, Mini e Audi A1. É, portanto, uma excelente representação de um mercado de nicho, que com esta nova versão se torna ainda mais… exclusivo. Trata-se do novo Adam Rocks, uma espécie de Paris Hilton com galochas, como afirma o nosso colega José Manuel Costa do Auto Sapo.

Esta afirmação é perfeita, pois retrata um modelo elegante criado para a cidade, que pode agora aventurar-se fora de estrada, com os devidos cuidados, naturalmente. Na realidade, se tivermos bem atenção às características do Adam Rocks, este poderá, muito bem, ser tão ou mais capaz como muitos dos crossovers que inundam as nossas estradas.

Face a um Opel Adam tradicional, o Adam Rocks distingue-se pela aplicação de protecções na carroçaria, como os para-choques com plásticos rugosos, plásticos a imitar as placas de protecção de alumínio dos modelos todo-o-terreno, plásticos nas cavas das rodas e, como seria de prever, o aumento da distância ao solo, neste caso de 15mm.

O problema é que não existe qualquer tipo de gestão do sistema de tracção (apenas dianteira), nem mesmo as jantes de 18 polegadas com pneus Continental ContiSport Contact são os mais indicadas para incursões fora de estrada, mas esta é uma situação ao qual já estamos habituados a encontrar em diversos SUV e crossovers, o que não significa que este Adam Rocks não seja capaz de se aventurar um pouco de vez em quando.

Equipado com o tejadilho de lona “Swing Top”, de três camadas de tecido, este deve ser imediatamente aberto para que o elegante habitáculo seja inundado de luz solar. Este mantém-se na mesma, bastante atraente e com inúmeras possibilidades em termos de personalização, com a vantagem de a Opel ter decidido equipar a versão Rocks com praticamente todo o equipamento disponível, inclusive o sistema de infoentretenimento Intellilink.

Destaque para a única motorização disponível, o excelente 1.0 Turbo EcoTec, um excelente bloco de três cilindros e 999 centímetros cúbicos de cilindrada que, graças ao sistema de injecção directa e ao turbo, garantem uma potência de 115cv e 170Nm de binário, valores mais do que suficientes para garantir um andamento particularmente interessante neste modelo. Não posso deixar de referir a extrema suavidade de funcionamento e a linearidade da disponibilidade de toda a potência, graças ao excelente trabalho realizado pelos engenheiros da Opel no desenvolvimento deste motor.

[fancygallery id=”2″ album=”302″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoTrês cilindros em linha turboVelocidade Máxima196 km/h
Capacidade999 ccAceleração (0-100 km/h)9,9 s
Potência115 cv (4000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário170 Nm (1800 rpm)Urbano (anunciado)6,3
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)4,4
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)5,1
CaixaManual de 6 + m.a.Emissões Co2119 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)3747 / 1720 / 1493 mmValor base€18 695
Peso1141 kgValor viatura testada€19 545
Bagageira170 / 663 litrosI.U.C.€98.80

[/toggle] [/toggles]