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Peugeot RCZ-R – Uma despedida em grande

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Numa altura em que se celebra a vitória do Sporting Clube de Portugal na conquista da Taça de Portugal 2015, decidi que estava na altura perfeita de publicar o ensaio do Peugeot mais radical em catálogo, o RCZ-R. Embora não sendo um adepto do clube leonino, sou claramente um adepto deste modelo, razão pelo qual, tal como muitos dos nossos leitores, fiquei triste com a notícia publicada no dia 22 de Abril, que anunciava a despedida do Peugeot RCZ, fruto das políticas de downsizing do grupo PSA até 2022.

Estas medidas vão obrigar a que a Peugeot reduza a sua lista de modelos dos actuais 26 para apenas 13, modelos estes que representam 95% do total das vendas da marca. Com esta redução, o grupo PSA espera assim melhorar significativamente a rentabilidade da marca de Sochaux.

Bom, voltando ao que interessa, o Peugeot RCZ-R. Como o nome dá a entender, a letra “R” no final só poderá significar uma coisa, que esta é a edição mais radical da marca, preparada especificamente pela Peugeot Sport. Esta é, alias, a primeira vez que a Peugeot Sport prepara um veículo de estrada, e como tal, as expectativas estavam muito altas.

Isto significa que poderá esperar encontrar no RCZ-R um chassis significativamente mais rígido, uma vez que utiliza molas frontais 10% mais rígidas, molas traseiras 44% mais rígidas, uma barra de anti-aproximação dianteira mais estreita e uma traseira mais rígida, bem como uma ligeira melhoria na distribuição de peso, do eixo frontal para o traseiro, fruto da redução de peso em 66kg face ao RCZ “normal” com 200cv.

Por se tratar de um veículo de tracção dianteira com 270cv, a Peugeot teve que recorrer a um diferencial mecânico Torsen, para garantir um comportamento mais previsível e equilibrado, embora equilibrado não seja a palavra correcta para descrever o RCZ-R. Recordo que os 270cv (e 330Nm de binário) são extraídos do “pequeno” quatro cilindros 1.6 THP, o mesmo que equipa os RCZ “normais” e que habitualmente conta com 156 e 200cv.

O resultado é um elegante coupé, de aspecto ainda mais agressivo, que atinge agora os 100km/h em apenas 5.9s (valor comprovado) e uma velocidade máxima de 235km/h, valor esse que não comprovámos, uma vez que não temos nem estradas nem maneira de contornar (legalmente) o valor máximo de velocidade nas nossas auto-estradas.

Ignorando o comportamento e o som mais grave do funcionamento do motor, este RCZ-R distingue-se essencialmente pela altura ao solo mais reduzida, em 10mm, pelas elegantes jantes de 19 polegadas que deixam transparecer as pinças de travão vermelhas de grandes dimensões, , pelo aileron traseiro fixo e pelo difusor traseiro, que aloja a dupla saída de escape simétrica, bem como as luzes escurecidas e os arcos de tejadilho em preto mate.

Internamente encontramos umas envolventes baquets desportivas em pele e alcantara, bem como diversos elementos no interior, como o tablier, em pele com pespontos em vermelho. Aqui no interior, e ao contrário do exterior, encontramos algumas contradições, como a utilização de um volante que, embora de desenho desportivo (como o fundo plano), deveria ser de menores dimensões (como no 208 GTI ou 308 GT), bem como o sistema de infoentretenimento já começa a revelar estar desactualizado face a soluções mais recentes da marca, isto sem contar com a inexistência de qualquer auxiliar ou modo adicional para acedermos à monitorização de parâmetros adicionais do motor (como temperatura do óleo, pressão do turbo, etc).

Tirando estes pormenores, o Peugeot RCZ-R revelou ser um puro desportivo indicado para quem gosta mesmo de andar nos limites, com um comportamento típico de um automóvel de competição (prepare-se, a suspensão é mesmo muito rígida em pisos maus), não fosse este preparado pela Peugeot Sport. Pena alguns elementos no interior serem demasiado semelhantes ao RCZ tradicional e não fazerem sentido num automóvel verdadeiramente desportivo como este.

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MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima235 km/h
Capacidade1598 ccAceleração (0-100 km/h)5,9 s
Potência270 cv (6000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário330 Nm (1900 rpm)Urbano (anunciado)8,4
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)5,1
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)6,3
CaixaManual de seis velocidadesEmissões CO2145 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4294 / 1850 / 1352 mmValor base€44 580
Peso1355 kgValor viatura testada€24 800
Bagageira384 / 760 litrosI.U.C.€141.47

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