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Range Rover Sport SDV8 HSE – Uma questão de exclusividade

O Range Rover Sport é um daqueles modelos especiais que é sempre um prazer voltarmos a testar, mesmo que as alterações sejam mínimas. Neste caso em concreto, a diferença face ao modelo que testámos há mais de um ano está relacionada com o motor, sendo esta a versão diesel mais potente da gama, o poderoso SDV8 com 4.4 litros e oito cilindros em “V”.

Como seria de esperar, este modelo além de já impressionar pela sua presença, passa agora a disponibilizar uma sonoridade ao nível da sua imagem, graças trabalhar deste bloco de oito cilindros a diesel, que está sempre disponível para deslocar este modelo graças aos seus 339cv de potência e 740Nm de binário.

É certo que tendo em conta as características do motor, poderíamos esperar valores superiores, uma vez que um dos rivais mais próximos, o BMW X5, tem ao seu dispor a versão X5 M50d, que recorre a um motor de seis cilindros com 381cv, mas isso não retira o mérito do SDV8, uma vez que este tem a vantagem de possuir o valor máximo de binário mais cedo, tornando-se mais suave, ideal para quem pretende realizar uma condução calma e tranquila, mas que tem ao seu dispor toda a força que precisa quando necessitar.

Associado a uma caixa automática de 8 velocidades, de origem ZF que, através do modo desportivo, garante passagens de caixa rapidíssimas, toda a força é distribuída pelas quatro rodas graças ao eficaz sistema que tornou os modelos da Land Rover lendários pelas suas capacidades fora de estrada.

Tal como nas versões menos potentes, também este modelo dispensa do uso de barras estabilizadoras, sendo tudo controlado através da sua fenomenal suspensão pneumática ajustável electronicamente e do brilhante sistema Terrain Response 2, que permite através dos comandos ajustar o comportamento de diversos parâmetros tendo em conta o tipo de terreno que pretendemos percorrer.

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Graças ao seu chassis em alumínio, que permitiu reduzir até 400kg no peso total face à anterior geração, esta versão SDV8 é, no entanto, a mais pesada da gama, com um total de 2398kg, valor esse que se sente quando tentamos imprimir um andamento mais rápido, especialmente nos momentos em que temos que abrandar, muito embora o sistema de travagem ofereça um desempenho surpreendente com os seus discos ventilados de 380mm à frente e 365mm atrás.

No interior reina o espaço, conforto e bem-estar de todos os ocupantes, inclusive os dois lugares opcionais, que elevam a capacidade deste SDV8 para um total de 7 ocupantes. Estes bancos adicionais são igualmente em pele, tal como os restantes cinco das filas principais, e podem ser accionados de forma eléctrica, através de um painel colocado na bagageira, facilitando assim o seu rebatimento, caso precise de maior espaço para as suas malas.

Verdade seja dita, o melhor destes bancos adicionais foram a possibilidade de os deixar, graças ao sistema eléctrico, colocados num ângulo de 40º, permitindo-me encostar e desfrutar das vistas e do ambiente de um final de tarde junto ao Castelo de Évoramonte.

De resto destaca-se o enorme ecrã panorâmico integral na cor da carroçaria, um extra de 2.277 euros, para alegrar um ambiente privilegiado pela presença do sistema de som surround da Meridian, composto por 19 altifalantes e um amplificador com DSP (processador digital de sinal) de 16 canais e 825W de potência.

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MotorPrestações
TipoOito cilindros em VVelocidade Máxima210 km/h (limitado electronicamente)
Capacidade4367 ccAceleração (0-100 km/h)6,9 s
Potência339 cv (3500 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário740 Nm (1750 rpm)Cidade (anunciado)11,5
TransmissãoEstrada (anunciado)7,6
TracçãoÀs quatro rodasMédia (anunciada)8,7
CaixaAutomática de dupla embraiagem de 8 velocidadesEmissões Co2229 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4,85 / 1,78 / 2,07 mValor base€129 560
Peso2398 KgValor viatura testada€145 806
Bagageira784 / 1761 litrosI.U.C.€729.30

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