Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Seat Leon FR 2.0 TDI 150 DSG S&S – Relação imbatível

MotorMais

Após terem atravessado um periodo algo adverso, a Seat está no bom caminho, tendo 2014 registado um aumento nas unidades produzidas (+13.5%) face a 2013, com um total de 442 mil unidades. O grande culpado deste resultado tem quatro letras, e está disponível em diferentes formatos, mas foi na sua versão de cinco portas que tive oportunidade de experimentar muito recentemente, e posso desde já afirmar que fiquei surpreendentemente satisfeito.

Estou naturamente a falar no Seat Leon, uma viatura que partilha com os “primos” Volkswagen Golf, Audi A3 e Skoda Octavia a plataforma MQB, ou seja, tem exactamente a mesma distância entre eixos (logo espaço e conforto para todos os ocupantes) e partilha entre os restantes modelos todas as soluções técnicas e tecnológicas, o que à partida significa que terá acesso a mais por menos, tendo em conta as habituais diferenças de preço entre os modelos.

Neste caso em específico, o modelo escolhido foi a versão de cinco portas na versão FR, ou seja, conta com elementos estéticos mais apelativos e que lhe conferem um visual mais dinâmico, como as jantes de 17 polegadas, suspensão desportiva que reduz a altura ao solo, vidros traseiros desportivos, faróis traseiros em LED, dupla saída de escape e pára-choques desportivos, bem como uma grelha hexagonal (formato favo de mel) que o diferencia imediatamente dos restantes Leon.

Como se isso não bastasse, este modelo vinha equipado com a cor vermelho Emoción, com as belíssimas jantes de 18 polegadas “Performance” (€293) e faróis Full LED (€1005) que reforçam ainda mais o aspecto agressivo, como melhoram o comportamento e a segurança, respectivamente, embora neste último caso talvez pudesse ser oferecido nas gamas de topo, como a Peugeot faz com a gama 308. Se por fora este Leon FR não tem dificuldades em convencer, por dentro não é preciso muito esforço para apreciarmos alguns pormenores brilhantes, como os excelentes bancos desportivos com ajuste lombar, sistema de iluminação interior em LED que permite iluminar os paineis laterais das portas em encarnado ou branco, dependendo do modo de condução escolhido.

Destaque para o opcional sistema de navegação (€657), constituido pelo sistema de infoentretenimento de ecrã táctil de 5,8 polegadas, com o já conhecido sensor de proximidade que altera a interface sempre que detecta a presença da mão, sistema Bluetooth, leitor de CD, SD, entrada Aux, USB e 8 colunas no total. O volante desportivo, que tem uma excelente pega, vem acompanhado das patilhas para a caixa DSG (€150), um extra que recomendo devido ao baixo valor, e que vem reforçar o excelente comportamento da caixa de dupla embraiagem do grupo Volkswagen, embora a sua dimensão pudesse ser ligeiramente maior.

O motor deste modelo foi o bloco 2.0 TDI de 150cv, que aliado à caixa DSG e ao sistema Start&Stop garante médias de consumo verdadeiramente baixas, tendo ainda a particularidade de permitir, sempre que o motor não está a ser solicitado, de desacopolar a caixa, permitindo assim dar uso ao sistema “Inércia”, que permite o Leon circular como se estivesse em ponto morto, sem perder de forma significativa a velocidade. Se porventura preferir “apimentar” mais o andamento, poderá dar uso ao Seat Drive Profile, que lhe permite escolher um dos três modos disponíveis pré-configurados (Normal, Sport e Eco), ou então usar o modo Individual, que lhe permite escolher a resposta do motor, força do sistema de AC e a sensibilidade da direcção.

[fancygallery id=”2″ album=”243″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima211 km/h
Capacidade1968 ccAceleração (0-100 km/h)8,4 s
Potência150 cv (3500 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário320 Nm (1750 rpm)Urbano (anunciado)5,2
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)4,0
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)4,4
CaixaDupla embraiagem de seis velocidadesEmissões CO2117 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4271 / 1816 / 1444 mmValor base€36 053
Peso1305 kgValor viatura testada€38 715
Bagageira380 litrosI.U.C.€216.36

[/toggle] [/toggles]