Cockpit
722 visualizações 0 comentários

Smart ForTwo Cabrio Brabus Xclusive – Speedy Gonzales da cidade

por em 19 Junho, 2017
 

Já tive a oportunidade de experimentar diversas versões do novo Smart, mas faltava aquela que reúne os elementos que mais aprecio num automóvel, elevado desempenho e capota removível. Estou naturalmente a falar no Smart ForTwo Cabrio Brabus, perfeito para o calor que se tem feito sentir nos últimos tempos.

Se já conhecíamos as vantagens da versão Cabrio face ao ForTwo Coupé, que permite não só recolher toda a capota como remover os pilares superiores, que podem ser armazenados num compartimento específico, este modelo destaca-se por incluir diversos elementos estéticos que reforçam o visual desportivo, visto tratar-se de uma versão Brabus “a sério”.

Esteticamente este modelo destacou-se pelo uso de uma pintura em mate, pelas impressionantes jantes de 16 polegadas Brabus Monoblock IX com acabamento mate, difusor traseiro em cinzento mate com as duas ponteiras de escape cromadas do sistema de escape desportivo Brabus e pela inclusão do pacote de luzes LED e sensores, um dos elementos de série estreados na nova linha Brabus Xclusive.

Internamente este modelo recebe novos bancos desportivos aquecidos com revestimento em pele e pele perfurada com costuras específicas em cinza, painel de instrumentos e tablier com combinação de pele sintética e tecido, mostrador adicional com relógio e conta-rotações, tapetes Brabus, entre outros. Este modelo vinha ainda equipado com o sistema de infoentretenimento composto pelo ecrã táctil de 7 polegadas e sistema de som JBL com tweeters e subwoofer.

Em termos dinâmicos, a Brabus reforçou o chassis com uma suspensão desportiva Brabus Performance, que consegue ser até 20% mais rígida que a suspensão desportiva Brabus disponível como opcional nos restantes modelos, pela aplicação de uma barra estabilizadora no eixo dianteiro e pela reconfiguração do sistema ESP, que se torna agora mais permissivo, fundamental para se tirar melhor partido de todo o conjunto.

Falta falar o ponto fulcral deste modelo, a motorização. Mantendo-se fiel ao pequeno bloco de 898 cm3 sobrealimentado, este garante um total de 109 cavalos de potência e 170 Nm de binário máximo, que em conjunto com a caixa de dupla embraiagem Twinamic, devidamente adaptada, permite atingir os 100 km/h em 9,5 segundos, um valor fulminante para um automóvel tão pequeno.

O resultado é um pequeno automóvel que surpreende pela excelente disponibilidade, especialmente quando usada a caixa em modo manual com as patilhas colocadas no volante, visto que a caixa, mesmo com a nova configuração continua a ser alto incerta, sendo algo lenta a reagir em modo económico (perfeita para uma condução normal), e algo bruta em modo desportivo. De resto, este modelo peca apenas pelo elevado preço pedido, muito embora seja o citadino mais divertido e rápido (de série) que experimentei nos últimos tempos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficha Técnica

Motor Prestações
Tipo Três cilindros em linha Velocidade Máxima 180 km/h
Capacidade 898 cc Aceleração (0-100 km/h) 9,5 s
Potência 109 cv (5750 rpm) Consumos (litros/100 km)
Binário 170 Nm (2000 rpm) Urbano (anunciado) 5,2
Transmissão Extra-urbano (anunciado) 4,3
Tracção Traseira Combinado (anunciada) 4,6
Caixa Dupla Embraiagem de seis velocidades Emissões CO2 104 g/km
Chassis Preço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) 2695 / 1665 / 1543 mm Valor base €24 190
Peso 995 kg Valor viatura testada €28 570
Bagageira 185 / 975 litros I.U.C. €98.80
Detalhes
 
Positivos

- Visual diferenciador
- Desempenho do motor
- Qualidade dos acabamentos

Negativos

- Preço
- Consumos

Pontuação Motor+
 
Design
8.0

 
Interior
8.0

 
Desempenho
8.0

 
Consumos
6.5

 
Equipamento
7.5

 
Preço
5.5

Pontuação Final
7.3

Vote
Pontuação do Leitor
 
Design

 
Interior

 
Desempenho

 
Consumos

 
Equipamento

 
Preço

Pontuação do Leitor

Acabou de pontuar

Resumo
 

Se já gostava da disponibilidade da versão de 90 cavalos, seria de prever que ficaria muito satisfeito em conduzir esta versão Brabus, sendo a mais envolvente e eficaz de toda a gama Smart. Embora seja um modelo descapotável, não existe qualquer tipo de sensação de perda de rigidez face à versão coupé. O visual desportivo torna este modelo ainda mais atraente, sendo o nível de equipamento da versão Xclusive muito tentador, mas esta exclusividade paga-se, e bem. Já agora, ignore os consumos anunciados, pois nunca os conseguirá atingir, nem mesmo em estrada.

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe um comentário

 

Deixe uma resposta