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Volkswagen Golf GTI DSG Performance

Não existe um melhor exemplo da evolução de um ícone como o Volkswagen Golf GTI. Criado originalmente em 1976, o pequeno Golf GTI foi o resultado de uma experiência, a de criar uma versão mais desportiva de um pequeno utilitário que se queria na altura como um automóvel económico e fiável. O sucesso foi imediato e das cinco mil unidades previstas, o Golf GTI – que passa agora a entrar na sua sétima geração – conta já com mais de 1,9 milhões de unidades vendidas.

O novo Golf GTI está disponível em duas versões, a “tradicional” e a “Performance”, a que obtivemos acesso para teste. Esta última distingue-se pela inclusão de alguns pormenores que o tornam ainda mais desportivo, como uma nova programação no motor, que permite aumentar a potência para os 230 cv, conta com a presença de um diferencial autoblocante electrónico dianteiro (que funciona de forma brilhante para quem quiser divertir-se numa estrada de serra), sistema de travagem de maiores dimensões e mais eficaz.

Externamente este modelo identifica-se imediatamente como sendo um GTI pela utilização de pinças de travão pintadas em vermelho, farolins LED escurecidos de desenho específico, saídas de escape cromadas em cada canto do pára-choques desportivo e a obrigatória faixa encarnada colocada na grelha, que por sua vez está esticada até ao fim das ópticas dianteiras, que neste caso específico usam luzes Xénon e LED para circulação diurna.

No interior domina o padrão clássico quadriculado nos bancos desportivos, um painel de instrumentos específico para este modelo, com um enorme ecrã LCD no meio dos mostradores e o excelente sistema de infoentretenimento Composition Media, que neste caso específico é o melhor que a Volkswagen tem para oferecer. Este sistema utiliza um ecrã de alta resolução com 14,7 cm que associado ao sistema Car-Net permite funcionar em conjunto com diversos serviços Google, como aceder a mapas com imagens de satélite do Google Earth, identificar o destino pretendido através das imagens do Google Street View, procurar entre os milhões de pontos de interesse existentes na Google e receber informações em tempo real de trânsito nos mapas de navegação.

Tudo isto funciona de forma muito simples e intuitiva, e tem o já conhecido sensor de proximidade que tínhamos encontrado anteriormente que permite abrir botões de atalho no ecrã sempre que aproximamos a mão do ecrã. Para os adeptos do som de alta-fidelidade a Volkswagen tem disponível um sistema de som da Dynaudio de 400 watts, composto por um poderoso subwoofer e oito altifalantes devidamente colocados.

No que toca à motorização, o Golf GTI continua a recorrer a um bloco de quatro cilindros de dois litros que passou a utilizar a mais recente tecnologia de injecção directa, sistema de árvore de cames duplamente ajustável e sistema Start/Stop, que em conjunto com a carroçaria (42 kg mais leve) permitiram reduzir os consumos em 18%, ou seja, este Golf GTI de 230 cv consegue realizar médias na ordem dos 7 litros por cada 100 km.

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Ficha Técnica

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima248 km/h
Capacidade1984 ccAceleração (0-100 km/h)6,4 s
Potência230 cv (4700 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário350 Nm (1500 rpm)Cidade (anunciado)8,1
TransmissãoEstrada (anunciado)5,4
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)6,4
CaixaAutomática de dupla embraiagem de 6 velocidadesEmissões Co2149 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4,25 / 1,45 / 1,79 mValor base€44 889
Peso1402 KgValor viatura testada€47 900
Bagageira380 / 1558 litrosI.U.C.€229.36

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