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Scrooser Prime – Mobilidade Urbana do Futuro

Já tivemos no passado ensaios a motorizadas, feitas pelo nosso amigo José Macário, mas acredite que este ensaio a um veículo de duas rodas não é como os outros. Primeiro porque se trata de um conceito novo, diferente de uma motorizada. O Scrooser, um projecto que nasceu de uma campanha de crowdfunding no Kickstarter, que até superou os valores iniciais pedidos pelos fundadores, já se encontra disponível em Portugal, distribuído exclusivamente pela Scrooser Portugal.

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Totalmente criada, desenvolvida e fabricada na Alemanha, a representação nacional da Scrooser está sediada na linha do Estoril, sendo este o local ideal para desfrutarmos das capacidades desta espécie de trotinete eléctrica futurista. Criada a pensar numa solução de mobilidade alternativa urbana para os grandes centros urbanos europeus, como Berlim, Barcelona ou Amsterdão, a Scrooser é uma espécie de trotinete “gigante”, que permite ser conduzida como uma trotinete tradicional, colocando-se em cima da mesma e usando o guiador para a dirigir e os pés para ajustar a velocidade, ou então como uma scooter, permitindo que se sente no assento incluído, utilizando o manípulo do punho direito para regular a velocidade, tal como uma motorizada.

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O seu visual não tem grandes dificuldades em dar nas vistas, especialmente pelos enormes pneus usados, que servem um propósito muito simples, o de garantir estabilidade e absorção de irregularidades no piso, ou seja, os próprios pneus actuam como suspensão. A elevada largura ajuda a garantir que a Scrooser não vá descair para o lado, quando tiver alguma distracção (pelas mais variadas razões). Permite ainda, caso precise de sair da Scrooser, que a mesma se mantenha fixa no local sem precisar de colocar o descanso, desde que o piso esteja devidamente nivelado.

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Disponível em duas variantes, a Pure e a Prime, estas variam apenas nas cores e tipos de acabamentos. A Pure, o modelo mais básico, pode ser associado a um acabamento de cor simples em preto (Pitch Black), Cinza prateado (Quick Silver), vermelho forte (Juice Red), sempre com o acabamento dos para-lamas numa cor distinta, a criar contraste. Já a versão Prime oferece acabamentos mais cuidados, como pintura bi-color e assento em pele pespontada. As cores, neste caso, podem usar o quadro em cinza com elementos em azul, quadro em verde com elementos em cinza e preto, quadro em laranja com elementos em preto e quadro em branco com elementos em castanho.

Em termos de acessórios, ambas as versões incluem de série iluminação (à frente e atrás) em LED, obrigatório por lei para poder circular na estrada, e um prático espelho retrovisor no guiador esquerdo. O que é igualmente comum em ambos são o sistema de travagem, hidráulico à frente e mecânico atrás, quadro em aço e um peso, sem bateria de 56 kg. A bateria, de iões de lítio de 36v, 20A e 728 Wh de potência, garante uma autonomia aproximada de 55 quilómetros. Esta tem a particularidade de poder ser removida, permitindo assim a sua carga em casa ou no trabalho, através de uma tomada eléctrica vulgar, demorando entre 2h30 a 4 horas para carregar totalmente, embora os responsáveis afirmem que 80% da carga poderá ser realizada em apenas 2 horas.

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Esta bateria é fundamental para alimentar o peculiar motor eléctrico, integrado na jante traseira, que garante uma força de 65 Nm, e uma potência que pode ir aos 1000 Watts (1,3 cavalos), porém o mesmo encontra-se limitado a 250 Watts (0,34 cavalos), como forma de prevenir que exceda os 25 quilómetros por hora, a velocidade máxima permitida para este tipo de veículo circular legalmente nas estradas. Mas não se preocupe, pois poderá determinar três tipos de velocidade máxima (6, 20 e 25 km/h), utilizando os diferentes modos de condução disponíveis através do painel de controlo, colocado ao centro do guiador. Aqui será reproduzido o modo utilizado (E de Eco, C de Comfort e S de Sport), bem como a velocidade e o nível da carga da bateria.

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A actuação do motor, e da própria Scrooser é, no mínimo, invulgar, pois permite, tal como lhe disse inicialmente, actuar como uma scooter, com o condutor sentado e usar o manípulo no punho do guiador, ou então guiar a mesma em pé, como uma trotinete, utilizando o impulso dos pés para activar o sistema de deslocação por impulso. Esta solução permite que com um impulso com os pés, active a velocidade mínima, e à medida que vai dando mais impulsos, vai aumentando a velocidade de actuação do motor. Aproveitámos a presença do criador da Scroocer, Jens Thieme, para lhe realizar algumas perguntas, tendo uma delas sido se o motor permite a recuperação de energia durante as travagens, algo que o mesmo veio a confirmar, embora de forma muito ténue, para não implicar uma perda significativa na velocidade de rolamento. A Scrooser poderá ser adquirida a partir de 4650 euros para a versão Pure, ou 4910 euros para a versão Prime.

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Ficha Técnica

MotorCiclística
TipoEléctricoDimensões (Comp./Larg./Alt.)1760 / 805 / 1100 mm
CapacidadeDistância entre eixos1290 mm
Potência1000 W (limitado a 250 W)Altura do assento700 mm
Binário35 NmDistância mínima ao solo
TransmissãoRaio de viragem
TipoDirectaPeso150 kg (c/condutor)
EmbraiagemInexistentePreço
QuadroPure€4.650
TipoTubular em açoPrime€4.910