Secções

Notícias

Ensaios

AviõesNotícias

Boeing 747-8 escolhido para novo Air Force One

Boeing

A escolha do avião de transporte presidencial Norte Americano sempre teve um peso importantíssimo como forma de demonstrar o poderio militar e industrial dos EUA, bem como da figura do seu presidente, porém, após 25 anos de serviço, estava na altura da Força Aérea Norte Americana (USAF) escolher um novo modelo. Durante as negociações iniciais, tendo em conta o objectivo, a Airbus decidiu em 2009 afastar-se do processo de escolha, ficando a Boeing como encarregada de fornecer o próximo Air Force One.

Após um longo processo, a escolha recaiu para a última geração do histórico 747, sendo o próximo modelo baseado no actual 747-8, a versão longa, de maior alcance e mais eficaz da família 747. Com a revelação desta decisão, a Boeing pode assim proceder ao fabrico das três aeronaves encomendadas, que serão posteriormente personalizadas e adaptadas pela USAF, tendo sido pedido à Boeing uma garantia de manutenção durante os 30 anos da vida útil das aeronaves. Curiosamente só a próxima administração terá direito a usar as novas aeronaves, uma vez que o primeiro modelo só será entregue em 2018, data posterior ao actual mandato do presidente Obama.

Recorde-se que estes poderão ser os últimos Boeing 747 a serem produzidos, uma vez que segundo analistas, esta família de aeronaves só continua a ser produzida para poder participar no concurso de fornecimento das três aeronaves para a USAF, já que as vendas do 747-8 têm sido praticamente nulas, tendo em 2014 sido encomendadas apenas duas aeronaves, ambas na sua versão de carga.