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Mazda MX-5 disponível em Portugal

O lançamento de uma nova geração do roadster mais vendido do Mundo é sempre um acontecimento importante, especialmente quando no caderno de encargos para a criação desta quarta geração existiam três premissas: “Começar do zero, Peso baixo, Dimensões contidas.”

O resultado é um pequeno e leve roadster, quase tão leve e ligeiramente mais pequeno mesmo que o Miata original de 1989, o que só por sim já promete muito, para quem já esteja a fazer contas e a imaginar que irá encontrar neste automóvel um modelo ainda mais eficaz, preciso e ágil, tudo adjectivos que já os tinha associado às anteriores gerações.

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Começando pelos números, só em Portugal o MX-5 vendeu, desde 1990 (25 anos de vida) 2225 unidades até 2014, um valor impressionante se tivermos em conta a quota de mercado que o segmento dos roadsters tem no nosso mercado. Com um objectivo de venda de 100 unidades até ao final do ano, tínhamos que comprovar se existem razões para um resultado tão ambicioso.

Disponível com duas motorizações distintas, SKYACTIV-G 1.5 de 131cv e SKYACTIV-G 2.0 de 160cv, associados apenas à caixa manual de seis velocidades, o novo MX-5 está disponível em três versões distintas (Essence, Evolve e Excellence), que mesmo na versão base conta já com um vasto leque de equipamentos de série, como jantes de 16 polegadas, luzes LED, monitorização de pressão de pneus, vidros eléctricos, ar condicionado manual e Mazda Sound System, composto por quatro colunas, ligações USB, Aux e suporte de leitura de ficheiros MP3.

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Na versão seguinte Evolve, o MX-5 passa a dispor de volante e manípulo da caixa de velocidades em pele, cruise control, HMI (sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 7”), sistema Mazda Sound System avançado com 6 colunas e duas portas USB e Bluetooth com controlo por voz. Com a versão topo de gama Excellence, o MX-5 passa a dispor de ar condicionado automático, estofos em pele, chave inteligente, sensores de chuva e luz, sensores de estacionamento traseiros, sistema de som Bose, Navegação, sistema de aviso de mudança de faixa LDWS e sistema de luzes de máximos automática HBC.

Se optar pelo motor de dois litros, disponível apenas na versão Excellence, terá direito a outros extras, como o diferencial auto-blocante, jantes de 17 polegadas, i-Stop e i-ELOOP (Start & Stop). Em opção, existem ainda alguns pacotes de equipamentos, como o Pack Sport, que reúne uns excelentes bancos desportivos Recaro, sistema de faróis direcionáveis AFLS e sistema de monitorização de ângulo morto BSMS.

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O percurso realizado, marcado pela Mazda Portugal, permitiu percorrer diversos tipos de situações, desde autoestrada até as agradáveis estradas nacionais cheias de curvas, desde a zona de Belém, em Lisboa, até aos jardins do Bacalhôa Buddha Eden. Durante este percurso, aos comandos da versão 1.5 de 131cv, além do excelente comportamento em curva, ficou registado o impressionante valor marcado pelo computador de bordo, que rondava entre os 5 e 6 litros por cada 100km, uma melhoria significativa face à anterior geração, sem que isso implicasse sentirmos estar perante uma motorização menos atraente ou menos potente.

Igualmente surpreendente é o preço pedido por este modelo, disponível a partir de 24.450 euros para a versão 1.5 Essence. 26.550 euros para o Evolve e 30.550 euros para o Excellence, a versão 2.0 só está disponível com o nível topo de gama Excellence, por 38.050 euros.

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