Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Nissan celebra 5º aniversário do Juke com origami em tamanho real

Como forma de festejar o quinto aniversário do lançamento do Nissan Juke, a Nissan UK decidiu realizar um projecto original, em conjunto com Owen Gildersleeve, um artista britânico. Owen decidiu homenagear a herança japonesa da Nissan, bem como nos primeiros passos da concepção de um automóvel, a passagem de ideias para o papel. Como tal, optou pela criação de uma réplica em papel, à escala real. Foram precisas mais de duas mil folhas de papel e 200 horas para que o Juke em origami ganhasse forma, sem esquecer os guarda-lamas originais, a grelha e as ópticas de desenho… invulgar, mas que conferem uma personalidade única ao Juke.

“Realizar este projeto foi excelente, representou muito trabalho mas foi muito recompensador. Dada a sua natureza de obra comemorativa, quis incluir muitas influências, como o foco sobre o origami inspirado nas origens japonesas da Nissan. A utilização de muitas partes individuais de papel para criar uma estrutura global também representa os milhares de pessoas que ajudaram a tornar o Nissan Juke uma realidade, e os milhares que o conduzem em toda a Europa”, afirmou o criador Owen Gildersleeve.

O estilo arrojado e distinto do Nissan Juke foi um factor-chave para o sucesso do modelo. Com ele a Nissan criou um novo segmento de mercado, o dos “crossovers compactos”, oferecendo aos condutores algo completamente diferente de qualquer outro automóvel que circulava nessa altura nas estradas. O Juke, construído na fábrica da Nissan em Sunderland, celebra este ano o seu quinto aniversário. Desde o começo das primeiras entregas, em outubro de 2010, foram vendidos mais de 700.000 unidades na Europa, tornando-o no crossover compacto mais vendido no continente. O futuro a longo prazo do Juke foi recentemente assegurado quando a Nissan confirmou que a fábrica de Sunderland iria produzir a próxima geração do Juke, aproveitando o investimento recente da Nissan de £100 milhões nestas suas instalações fabris.

Darryl Scriven, Diretor de Design no Centro de Design Nissan na Europa, disse: “O primeiro passo na conceção de qualquer automóvel envolve colocar o lápis no papel. A partir desse início simples, realiza-se uma complexa viagem até à produção que envolve centenas de pessoas qualificadas, milhares de horas de mão-de-obra e milhões de euros em investimento. Por todas essas razões, achamos adequado que no seu quinto aniversário celebremos o Nissan Juke com um tributo que remonta àquele simples mas audaz primeiro passo, tudo executado com a inovação que é característica da Nissan e, claro, com emoção”. O Juke em Origami foi revelado no “World Origami Days” (Dias Mundiais do Origami) que é celebrado em todo o mundo entre 24 de outubro e 11 de novembro.