Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Bosch cria pedal de acelerador activo

A Bosch desenvolveu o primeiro pedal de acelerador activo, que permite reduzir até 7% o consumo de combustível e alerta-o para a aproximação de curvas apertadas. Para reduzir o consumo de combustível, este pedal de acelerador gera uma ligeira vibração que avisa o condutor quando este está a exagerar na pressão exercida pelo pé sobre o mesmo.

Caso o veículo tenha um sistema de apoio, o pedal do acelerador transforma-se num indicador de perigo, ao associar-se ao sistema de navegação, ou a uma câmara que reconheça os sinais de trânsito, para indicar, através de uma ligeira vibração, quando estiver a aproximar-se de uma curva perigosa a uma velocidade excessiva.

No caso de veículos híbridos, este pedal poderá ser programado para que nestes veículos, quando os mesmos estejam em desaceleração e prestes a parar, o pedal possa informar os condutores sobre quando o motor estiver em vias de assumir o modo eléctrico, permitindo que reduzam a pressão no pedal do acelerador.

A Bosch revelou ainda que caso a viatura esteja ligada à internet, poderá receber sinais de aviso sobre situações perigosas, como condutores em contramão, congestionamentos inesperados, tráfego cruzado e outros perigos ao longo do trajecto definito. Poderá saber mais informações sobre este sistema em www.bosch-gaspedal.com

1-GS-21418-e