Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Audi SQ7 TDI, com motor diesel mais potente do mercado chega em Julho a Portugal

Será já durante o mês de Julho que poderá encomendar o novo Audi SQ7 TDI, o primeiro modelo da gama desportiva S para a linha Q7, com um preço base de 120 mil euros. Este modelo destaca-se pela utilização do motor diesel mais potente do mercado, o novo 4.0 V8 TDI com dois turbos, capaz de gerar 435cv de potência e 900Nm de binário.

Esta motorização, associada ao sistema de tracção integral Quattro com diferencial central autoblocante e caixa tiptronic de oito velocidades garante um poder de aceleração que permite ao SQ7 TDI atingir os 100km/h em apenas 4,8 segundos, e uma velocidade máxima limitada electronicamente de 250km/h. Para atingir este desempenho, a Audi teve que aplicar no poderoso motor um compressor accionado electricamente, sendo este o primeiro a ser instalado num veículo de produção.

Este compressor permite eliminar o efeito de “turbo lag”, uma vez que actua nos baixos regimes do motor, estando alojado dentro do intercooler esquerdo, próximo do motor. Este compressor, que utiliza um motor eléctrico de 7kW, atinge até 70.00rpm, tendo um tempo de resposta inferior a 250 milissegundos, sendo alimentado por um subsistema eléctrico de 48V, alimentado por uma bateria de iões de lítio colocada debaixo do porta-bagagens.

“Após o lançamento do bem sucedido SQ5, estamos agora a expandir o conceito de um modelo da família S com motor diesel à gama Q7. O SQ7 TDI equipado com um motor V8 TDI alcança os valores de consumo de um bloco de 6 cilindros. A nova solução tecnológica aplicada – um compressor accionado electricamente – no SQ7 TDI é pioneira a nível mundial, com a qual a Audi destaca-se mais uma vez e volta a reivindicar a sua proverbial filosofia “Na vanguarda da técnica”, destaca o Dr. Stefan Knirsch, Membro do Conselho de Administração da Audi AG para o Desenvolvimento Técnico.

Este modelo destaca-se ainda por vir equipado com um nível de equipamento de série superior, como os novos elementos estéticos diferenciadores da gama S Line, composto pela nova grelha, pára-choques e jantes de 20 polegadas de 5 raios, pelas luzes LED de série (Matrix LED opcionais), pelo interior personalizado com temas desportivos, daí a possibilidade de escolher os bancos desportivos ou desportivos Plus, painel de instrumentos analógicos ou digital (Audi Virtual Cockpit) totalmente personalizado e inúmeros elementos em alumínio e fibra de carbono.