Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Opel Karl recebe versão a GPL

O pequeno Karl acaba de receber um importante reforço na gama, com a chegada da versão FlexFuel, que permitirá ao citadino da Opel ver os custos com combustível reduzir em quase 40 por cento. Recorrendo à já conhecida motorização 1.0 de três cilindros a gasolina, baseada na versão 1.0 turbo EcoTec utilizado nos novos Corsa e Adam, esta motorização destaca-se por receber um sistema moderno de injecção GPL, instalado de fábrica, mantendo praticamente o mesmo desempenho, quer utilize o motor a gasolina ou a GPL.

As únicas diferenças notórias devem-se ao ligeiro aumento de consumo de combustível quando usado o GPL (5,7 l/100km vs 4,6 l/100km), apesar do valor das emissões de CO2 reduzir ligeiramente (de 106 g/km para 93 g/km), e das emissões de óxido de azoto reduzir até 80 por cento. Este motor garante assim uma potência de 73cv (75cv na versão normal a gasolina), 92Nm de binário (95Nm na versão EcoTec), e um aumento no peso de apenas 57kg.

Por se encontrar colocado no compartimento da roda sobressalente, o depósito de combustível tem uma capacidade de apenas 24,8 litros, ainda assim suficiente para permitir que, em conjunto com o depósito de gasolina, a Opel anuncie uma autonomia combinada superior os 1000 quilómetros. Graças ao local onde se encontra colocado o depósito, este não influencia significativamente na capacidade da bagageira, que oscila dos 215 litros para os 958 litros, graças ao rebatimento dos bancos traseiros.

Durante a apresentação deste modelo ao mercado nacional, foi revelado que o mesmo terá um preço de 13.290 euros, mas a marca alemã irá realizar uma campanha de lançamento que permitirá oferecer o custo do equipamento de GPL (1300 euros), o que irá reduzir o preço do Karl FlexFuel para o preço do Karl “normal”, 11.990 euros. Este modelo vem reforçar o empenho da marca em manter um vasto catálogo de viaturas FlexFuel, como o Corsa, Meriva Tourer, Mokka, Astra Sedan, Zafira Tourer, Insignia e Insignia Sports Tourer.

Karl FlexFuel