Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Sony lança sistema de infoentretenimento que suporta Apple CarPlay e Android Auto

Através do novo XAV-AX100, a Sony lança assim o sistema de infoentretenimento preparado para suportar as plataformas Apple CarPlay e Android Auto mais acessível do mercado, com um preço de venda recomendado de 499 dólares (442 euros mais impostos), um valor significativamente inferior aos mais de 600 dólares pedidos por modelos de marcas rivais como a JVC e Alpine, que só suportam uma das plataformas.

Este Sony XAV-AX100 possui três botões físicos, um potenciómetro para regular o volume (uma raridade nos dias que correm) e um ecrã táctil de 6.4 polegadas, capaz de reproduzir imagens a 800 por 480 pixéis. Em termos de ligações, suporta Bluetooth, NFC para um emparelhamento rápido, entrada auxiliar, uma entrada USB (para ligar o seu Smartphone e permitir o carregamento do mesmo) e uma ligação para ligar uma câmara traseira, para facilitar o estacionamento.

Porém, a grande vantagem é mesmo o facto de suportar as duas plataformas, estando o Apple CarPlay disponível sempre que ligar um dispositivo compatível (como iPad, iPhone ou iPod), permitindo assim aceder às aplicações essenciais como mapas, Apple Music, realizar chamadas, receber e enviar mensagens através o ecrã táctil ou por voz através do assistente Siri. Também através do Android Auto terá acesso a uma interface igualmente simples e intuitiva, capaz de receber comandos por voz.

Em termos de desempenho sonoro, este autorádio dispõe de um amplificador interno de quatro canais de 55 Watts de potência, suportando a tecnologia EXTRA BASS para a reprodução de baixos mais poderosos. Possui um equalizador gráfico de 10 bandas totalmente ajustável, e a tecnologia Dynamic Stage Organizer (DSO), que permite melhorar a acústica do interior do seu veículo, ao recriar virtualmente a colocação de colunas adicionais no tablier, caso o seu veículo apenas possua colunas nas forras das portas. Ainda não existe previsão da chegada ao mercado nacional, nem o preço pedido pelo mesmo.