Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Skoda renova gama Rapid e Rapid Spaceback

Após renovarem o Octavia, a Skoda acaba de revelar as actualizações efectuadas à gama Rapid e Rapid Spaceback, que passam a dispor de um novo visual tanto exterior como interior, mas onde a grande novidade recaí nas soluções tecnológicas e equipamento disponível. Visualmente os novos Rapid recebem uma nova dianteira, com uma estreita faixa cromada aplicada nas versões Style e superiores, que faz ligação com as novas ópticas, que podem ser do tipo Bi-Xénon com luzes diurnas em LED e assistente de máximos, sendo possível optar por farolins escurecidos em forma de C com tecnologia LED. Estão ainda disponíveis novas jantes de 15 a 17 polegadas.

No interior, o espaço disponível a bordo continua a dominar as atenções, não só para os ocupantes como para a bagageira, que mantém a sua impressionante capacidade de 550 litros, ou 415 litros para a versão o Rapid Spaceback. Em termos de design, passam a estar disponíveis novas pegas nas quatro portas, novas saídas de ar no tablier, novo painel de instrumentos e painel de controlo do circuito de ar condicionado manual. Nos lugares traseiros passam a estar disponíveis duas entradas USB, ideal para o carregamento de dispositivos móveis.

Em termos de equipamentos, destaque para sistema KESSY, que permite entrar e ligar o veículo sem precisar de tirar a chaves do bolso, controlo electrónico de estabilidade ESC, monitorização da pressão dos pneus, detector de fadiga do condutor, Front Assist com função de travagem de emergência em cidade, faróis de nevoeiro com luz de curva e Hill-Clumb Assist. O sistema de infoentretenimento passam a receber a funcionalidade de Hotspot WLAN, navegação com informação de tráfego online, interface SmartLink + (que suporta MirrorLink, SmartGate, Apple CarPlay e Android Auto) e Serviço Care Connect, fundamental em caso de avaria ou emergência.

Em termos de motorização, a gama Rapid e Rapid Spaceback acaba de receber as novas motorizações TSI de três cilindros, na vertente 1.0 TSI de 95 e 110 cavalos de potência, que garantem médias de consumo combinado de 4,4 e 4,5 litros por cada 100 km (emissões entre 101 e 104 g/km), ao qual se juntam os já conhecidos 1.4 TSI de 125 cavalos a gasolina, e os diesel 1.4 TDI de 90 cv e 1.6 TDI de 116 cv. O facelift destes modelos será apresentado a público durante o próximo Salão Automóvel de Genebra, entre os dias 7 e 19 de Março.