Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Renault experimenta carregamento de veículos eléctricos em andamento

A Renault apresentou, em conjunto com a Qualcomm e a Vedecom, um inovador sistema de carregamento dinâmico para veículos eléctricos que permite carregar a bateria em andamento. Esta solução, que foi demonstrada numa pista de ensaios com 100 metros de comprimento, revelou ser capaz de carregar 20 kW de energia a velocidades que podem ir até aos 100 km/h.

O local da demonstração foi construído pela Vedecom em Satory, Versailles (perto de Paris), no quadro do projecto FABRIC, um projecto que teve início em Janeiro de 2014 e que terminará em Dezembro de 2017. Este projecto, organizado por um consórcio de 25 parceiros de 9 países europeus, tem como principal objectivo proceder à análise da fiabilidade do carregamento dinâmico de veículos eléctricos, enquanto solução para aumentar a difusão destes veículos.

«Os nossos engenheiros trabalharam em estreita colaboração com as equipas da Qualcomm Technologies e da Vedecom para realizar esta demonstração da integração do sistema de carregamento dinâmico de veículos eléctricos no quadro do projecto FABRIC. Nós vemos o carregamento dinâmico como uma das soluções para melhorar e facilitar a utilização dos veículos eléctricos,» afirma Eric Feunteun, Director do Programa de Veículos Eléctricos do Grupo Renault.

«Nós somos inventores e por isso queremos carregar os veículos eléctricos sem necessitar de fios. Esta demonstração de carregamento dinâmico é a incarnação desta ideia», explica Steve Pazol, Vice-Presidente e Director-Geral da Wireless Charging, Qualcomm Incorporated.