Secções

Notícias

Ensaios

Desporto

Carlos Sousa regressa ao Dakar com Dacia Duster 2018

Pelo sexto ano consecutivo, a Dácia participará no mais exigente e apaixonante rali do mundo, o Dakar, com dois Dacia Duster, inscritos pela Renault Sport Argentina. Para garantir o seu sucesso, os Duster contarão com a experiência e rapidez de dois excelentes pilotos, o Português Carlos Sousa e o Argentino Emiliano Spataro.

Para Carlos Sousa, esta será a sua 17ª participação no Dakar, sendo marcada por uma dupla estreia, a entrada no Renault Duster Dakar Team, e pela participação do navegador Francês Pascal Maimon, que venceu a prova em 2002 ao lado do Japonês Hiroshi Masuoka. Os primeiros testes de preparação já se iniciaram, sendo estes muito importantes, pois segundo Carlos Sousa: “Vou rodar, pela primeira vez, com o Duster e vou tentar recuperar o ritmo perdido em dois anos de ausência de competições. Um teste que está marcado para uma zona de deserto na Argentina.”

Como admite o piloto nacional, “a falta de ritmo é uma das minhas maiores preocupações, pois há dois anos que não me sento num automóvel de competição. Por isso mesmo, o teste vai ser importante, até para ficar a conhecer minimamente o Duster. Aliás, estou com bastante curiosidade em o pilotar, até pelo facto de, para mim, marcar o regresso aos carros equipados com motores a gasolina.”

Para a próxima prova, Carlos Sousa irá contar com as prestações do novo Duster Dakar 2018, que utilizará um motor V8 VK-56 da Aliança Renault-Nissan, capaz de debitar 390 CV e 441 Nm de binário. Este motor funcionará em conjunto com uma caixa de velocidades SADEV de 6 relações sequencial, com diferencial central autoblocante. A suspensão ficou a cargo de amortecedores Reiger, que lidarão com a suspensão dianteira de duplo trapézio e suspensão traseira independente de paralelogramo deformável. O sistema de travagem da Power Brake utiliza discos refrigerados a água e bombas de 6 pistões.