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Peugeot 308 GT e-THP 5 portas – Explorador de capacidades

por em 27 Agosto, 2015
 

No início do ano tivemos a oportunidade de ficar a conhecer aquela que passaria a ser a versão topo de gama do 308, isto pelo menos até chegar entre nós as versões GTi e R. Disponível nas versões Hatchback e Station, foi na versão de cinco portas que maior interesse me revelou, especialmente com a motorização a gasolina, o conhecido 1.6 e-THP de 205cv, que é igualmente usado em outros modelos desportivos da Peugeot.

Equipado com esta motorização, pudemos descobrir melhor o potencial do chassis do 308, que sempre se tem revelado como, no mínimo, fascinante, mas subaproveitado com as motorizações “banais”, como o 1.6 HDi. Finalmente conseguimos ter, com esta versão, uma ideia do verdadeiro potencial do chassis, que neste caso específico foi melhorado com a introdução de uma nova suspensão, mais eficaz, mais curta (aproxima o 308GT do solo em 7mm na dianteira e 10mm na traseira) mas ligeiramente mais rígida, mas sem interferir em demasia no conforto de todos os ocupantes.

Estes, por sua vez, são uns verdadeiros privilegiados, pois têm ao seu dispor uns confortáveis bancos desportivos, que podem ser em pele ou pele e alcantara, tendo ambas as versões pespontos a vermelho, para intensificar o ambiente desportivo deste modelo, ambiente esse também reforçado pelo grafismo racing do ecrã táctil de 9.7 polegadas do sistema de infoentretenimento. Destaque ainda ao pack TechGT que oferecia um agradável tecto panorâmico.

Por fora o Peugeot 308 GT destaca-se pela posição mais baixa, conferida pela nova suspensão, pelas jantes de desenho exclusivo de 18 polegadas DIAMANT, com dois tons e equipadas pelos eficazes Michelin Pilot Sport 3, pelas cores cores exclusivas para esta versão (de onde destaco o Azul Magnetic aqui usado), pela grelha cromada com três garras horizontais, difusor traseiro em preto lacado com dupla saída de escape e pelas ópticas Full LED, estando os indicadores de mudança de direcção colocados sobre as entradas de ar adicionais, estreando um sistema de iluminação dinâmico, que reforça a identidade tecnológica deste Peugeot 308 GT.

E por falarmos em tecnologia, este modelo destaca-se por ser, igualmente, o mais bem equipado da gama, ao trazer de série soluções como sistema de regulação de velocidade activo, alerta de risco de colisão, travagem automática de emergência, sistema de vigilância de ângulo morto e assistente ao estacionamento. Uma novidade este modelo é o Drivers Sport Pack, que permite, através de um botão colocado ao lado do botão de ignição, activar o modo Sport, que além de transformar a luz de fundo do painel de instrumentos para vermelho, intensifica a sonoridade do motor (artificialmente através do sistema de som), visualização no painel de instrumentos de diversos parâmetros adicionais (como a potência, binário, pressão do turbo e acelerações longitudinais e transversais) e direcção assistida e reacção do pedal do acelerador mais directa.

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Motor Prestações
Tipo Quatro cilindros em linha Velocidade Máxima 235 km/h
Capacidade 1598 cc Aceleração (0-100 km/h) 7,5 s
Potência 205 cv (6000 rpm) Consumos (litros/100 km)
Binário 285 Nm (1750 rpm) Urbano (anunciado) 7,4
Transmissão Extra-urbano (anunciado) 4,6
Tracção Dianteira Combinado (anunciada) 5,6
Caixa Manual de seis velocidades Emissões CO2 130 g/km
Chassis Preço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) 4253 / 2043 / 1447 mm Valor base €32 310
Peso 1355 kg Valor viatura testada €36 500
Bagageira 470 / 760 litros I.U.C. €164.51
Detalhes
 
Marca
Combustível
Positivos

- Comportamento eficaz
- Motorização disponível
- Equipamento de série

Negativos

- Efeito do som do motor demasiado virtual no modo Sport

Pontuação Motor+
 
Design
9.0

 
Interior
8.5

 
Desempenho
8.0

 
Consumos
7.5

 
Equipamento
8.0

 
Preço
8.0

Pontuação Final
8.2

Vote
Pontuação do Leitor
 
Design
8.9

 
Interior
8.6

 
Desempenho
8.1

 
Consumos
8.3

 
Equipamento
6.9

 
Preço
6.7

Pontuação do Leitor
6pontuações
7.9

Acabou de pontuar

Resumo
 

Com esta versão GT, o Peugeot 308 passa assim a oferecer algo mais que os tradicionais modelos que vermos a circular pela estrada, todos os dias. Disponível com uma poderosa motorização diesel de 180cv ou esta gasolina de 205cv, este é o modelo intermédio que poderá ter uma procura significativa assim que sair o topo de gama GTi que poderá ser demasiado radical para muitos possíveis compradores.

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