Cockpit
2320 visualizações 0 comentários

Volvo S60 T6 R-Design – Familiar apressado

por em 29 Junho, 2015
 

Reconheço que hoje em dia não é uma tarefa fácil encontrarmos um desportivo discreto, especialmente se tivermos em conta todos os apêndices aerodinâmicos, jantes enormes e som trabalhado no escape que os fabricantes aplicam nestes modelos para se distinguirem dos seus rivais. Bem, isto pelo menos ocorrem em quase todos os fabricantes, pois a Volvo mantém-se fiel às suas origens e lançou com o novo S60 T6 um verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

Exactamente igual a qualquer outro S60 com kit R-Design que circula nas nossas estradas (a cor preta não ajuda), este T6 mantém a tradição da marca em disponibilizar uma potência absurda a partir de um motor turbo numa berlina familiar confortável, espaçosa e recheada dos mais recentes sistemas de segurança. Porém, após a introdução da actual família de motores Drive-E, este modelo dispensou o anterior 3.0 de seis cilindros (ainda disponível para a versão 4×4) para o actual 2.0 turbo.

Embora tenhamos perdido dois cilindros e 1/3 da cilindrada, as tecnologias utilizadas no novo motor garantem o mesmo desempenho, ou seja, o S60 T6 dispõe de 306cv de potência e 400Nm de binário, o suficiente para garantir apenas 5,9 segundos para atingir os 100km/h, com a vantagem de assistirmos a uma redução significativa dos consumos, de 9,9 para 6,4 l/100km, o que corresponde a uma redução de emissões de CO2 de 213 para 149g/km, ou seja, música para a carteira de quem desejar adquirir um automóvel com estas características.

Para digerir toda esta potência, este bloco vem acompanhado da caixa Geartronic de oito velocidades, ideal para garantir um andamento rápido sempre que necessitar, contudo não espere encontrar neste S60 T6 um rival ao BMW M5 ou Audi RS5. Nem em termos de potência nem em termos de comportamento estes modelos são comparáveis, uma vez que o S60, embora equipado com uma suspensão melhorada, não possui uma suspensão desportiva, e a direcção continua a revelar um elevado grau de assistência, daí a estranha sensação de leveza.

Motor Prestações
Tipo Quatro cilindros em linha turbo Velocidade Máxima 230 km/h
Capacidade 1969 cc Aceleração (0-100 km/h) 5,9 s
Potência 306 cv (5700 rpm) Consumos (litros/100 km)
Binário 400 Nm (2100 rpm) Urbano (anunciado)
Transmissão Extra-urbano (anunciado)
Tracção Dianteira Combinado (anunciada) 6,4
Caixa Automática de 8 velocidades Emissões Co2 149 g/km
Chassis Preço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) 4635 / 1899 / 1484 mm Valor base €53 864
Peso 1490 kg Valor viatura testada €61 715
Bagageira 380 litros I.U.C. €229.36

Mais artigos para si



Detalhes
 
Marca
Combustível
Positivos

- Comportamento do motor
- Confortável
- Consumos mais contidos
- Aparência discreta

Negativos

- Assistência na direcção
- Consumos em andamento rápido

Pontuação Motor+
 
Design
7.5

 
Interior
8.0

 
Desempenho
8.5

 
Consumos
7.5

 
Equipamento
8.0

 
Preço
8.0

Pontuação Final
7.9

Vote
Pontuação do Leitor
 
Design
7.0

 
Interior
6.9

 
Desempenho
8.9

 
Consumos
5.3

 
Equipamento
6.9

 
Preço
7.0

Pontuação do Leitor
5pontuações
7.0

Acabou de pontuar

Resumo
 

Com este S60 T6 R-Design, a Volvo criou um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Rápido quando é preciso, este modelo não perde as características típicas de um Volvo, como o conforto e espaço para todos os ocupantes.

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe um comentário

 

Deixe uma resposta