Infelizmente não estamos a falar num regresso do glorioso S1 Quattro que dominou o mundo dos rallies durante os anos 80 pelas mãos de Michéle Mouton e Walter Rohrl, mas sim de uma versão “apimentada” do pequeno Audi A1, que passa assim a oferecer um desempenho que eclipsa os rivais Citröen DS3R e Mini JWC. Para tal a Audi recorreu ao mais do que conhecido TFSI de dois litros, que nesta versão passa a disponibilizar 231 cv de potência, o suficiente para garantir uma velocidade máxima de 250 km/h e apenas seis segundos para atingir os 100 km/h. O facto de ter dimensões compactas permite-lhe manter os consumos contidos, estando homolgado um consumo médio de 7,0 litros por cada 100km (mais 0,1 para o Sportback), garantindo assim emissões baixas de apenas 162 g/km de CO2 (166 para o Sportback).
Para garantir total domínio da potência disponibilizada num chassis tão compacto, o S1 contará com o auxílio do sistema de tracção integral Quattro e uma suspensão adaptada que garantirá um comportamento digno de um verdadeiro desportivo, ou seja, não será recomendável a quem sofra de dores nas costas. Por fora existem algumas alterações estéticas que garantem um aspecto mais agressivo, ao nível do desempenho oferecido, como o redesenho das ópticas dianteiras e traseiras, novos pára-choques, sistema de escape com quatro saídas cromadas e difusor próprio, jantes de liga leve de 17 e 18 polegadas, que revelam as enormes pinças de travões em vermelho e os imponentes discos de 310mm. Como se isto não fosse suficiente, existe ainda um pack Quattro que oferece outros elementos adicionais para tornar o seu S1 ainda mais especial. Ainda não foi divulgada data de lançamento em Portugal nem preço, mas embora nos tenham sido revelados os valores para o mercado Alemão, preferimos não divulgar, para não ficar ainda mais chocado com o impacto da tributação efectuada pelo nosso Estado.
[fancygallery id=”1″ album=”3″]