Lançado à pouco mais de três anos e com mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo, o pequeno Juke é actualmente o segundo modelo mais vendido da Nissan, e tem desempenhado um importante papel de trazer novos clientes para a marca, já que 85% dos seus proprietários nunca tiveram um veículo da marca nipónica. Porém, a concorrência no mundo dos Crossovers tem crescido de forma significativa e com fortes argumentos (como é o caso do Renault Captur), razão pelo qual a Nissan viu-se obrigada a renovar o Juke, tornando-o mais original e pessoal.
Esteticamente existem poucas mas importantes alterações, como a nova dianteira que recebe uma grelha mais aproximada com a actual imagem dos restantes modelos da marca (como o novo Qashqai), novos párachoques (perdem as entrada de ar inferiores redondas para um formato mais tradicional) e novo desenho e soluções aplicadas nos conjuntos ópticos (os faróis superiores passaram a dispor um formato de boomerang e luzes diurnas em LED e os faróis inferiores passam a dispor de novas coberturas e lâmpadas de Xénon).
Atrás temos igualmente um novo párachoques e ópticas, também elas em formato de boomerang e com recurso a LED. Disponível com três novas cores (Sunlight Yellow Metallic, Ink Blue Metallic e Solid Red), é graças ao Nissan Design Studio que o novo Juke se pode tornar ainda mais pessoal, já que passa a ser possível combinar diversos elementos externos e internos com cores distintas, como as molduras dos faróis dianteiros, capas dos espelhos retrovisores (por €200) e nas jantes de liga leve, caso opte pelos modelos de 18 polegadas (€500).
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No interior as mudanças são mínimas, sendo o grande destaque o aumento significativo (40%) da bagageira para 354 litros, a aplicação de um tecto de abrir panorâmico opcional nas versões Acenta e Tekna, e a possibilidade de usufruir do mesmo tipo de personalização que no exterior, graças ao já referido Nissan Design Studio, que lhe permite escolher a cor da consola central, dos apoios de braços nas portas e nas saídas do sistema de climatização.
Tecnologicamente o novo Juke passa a contar com a presença da mais recente geração do sistema NissanConnect, que já tira partido da conectividade do seu Smartphone para aceder a aplicações e à internet, bem como do sistema de vídeo 360º e do Escudo de protecção Nissan (composto por aviso de mudança de faixa, aviso de ângulo morto e detecção de objectos em movimento).
No campo das motorizações, o Juke mantém três blocos já conhecidos (1.6 de 94cv, 1.6 CVT de 117cv e 1.5 dCi de 110cv), recebendo agora duas novas soluções a diesel, o pequeno 1.2 DIG-T de 115cv (recorre à injecção directa e turbocompressor) que garante consumos de apenas 5,6 litros por cada 100 km (129g/km de emissões), e o poderoso 1.6 DIG-T de 190cv, que pode receber uma caixa de variação contínua nova (XTronic) e tracção às quatro rodas. O novo Juke já está disponível a partir de €18200 para a versão 1.6i de 94cv (nível Visia), €19700 para a versão 1.2 DIG-T (nível Acenta), €24800 para o 1.6 DIG-T Tekna (€28300 com caixa XTronic e tracção 4×4) e €22120 para a versão a diesel 1.5 dCi de 110cv.
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