Ao contrário do que sucede com os seus “irmãos gémeos” da Seat e Skoda, o pequeno citadino da Volkswagen acabou de receber novas versões especiais derivadas do High Up!, a versão mais equipada da gama. Com este Groove Up!, a Volkswagen decidiu transforma-lo num modelo ainda mais “cool”, com a introdução de uma cor laranja metalizada, várias peças com acabamento em preto brilhante (como as capas dos espelhos retrovisores) e a colocação de umas belíssimas jantes de 16 polegadas “Upsilon” (€369) que são cromadas à face e têm um fundo escuro.
Se por fora este Up! consegue dar nas vistas por ser tão “engraçadinho”, por dentro somos surpreendidos com o espaço oferecido para quatro ocupantes, sendo os bancos dianteiros personalizados por uma lista encarnada. Para além deste pormenor estético, o que distingue o interior deste Groove Up! dos restantes é a utilização de sistema de som da Fender, de alto desempenho, composto por seis altifalantes, um subwoofer e um amplificador de vários canais com 300 Watts de potência, sendo o resultado uma qualidade sonora bastante acima do habitual num automóvel com estas características.
O que menos nos agradou foi a utilização da nova caixa de velocidades robotizada (extra de €528), bastante semelhante à utilizada pelo rival Smart ForTwo, ou seja, por um lado é boa para garantir consumos baixos e um alívio para a perna esquerda em situações de maior trânsito, mas por outro acaba por se revelar demasiado lenta nas passagens, sempre que precisamos de adoptar um passo mais acelerado. Ainda assim, nem com esta caixa o pequeno tricílindrico de um litro de cilindrada da Volkswagen ficou envergonhado, mostrando sempre toda a sua genica quando solicitado, dando por vezes a impressão de estarmos perante um motor bem mais potente do que os 75cv anunciados.
Tal como acontece com a versão de caixa manual, também esta combinação oferece consumos baixos, sendo perfeitamente possível rondar abaixo dos quatro litros por cada 100km em estrada, sendo possível confirmar este resultado através do software ThinkBlue! Integrado no sistema de infoentretenimento fornecido de série (Maps & More da Garmin). No final do teste descobrimos outro ponto que nos deixou algo descontentes, os 15800 euros pedidos por este pequeno Volkswagen, que apesar de tudo vem recheado de equipamento, mas que poderia ser bem melhor se tivesse a caixa de velocidades manual.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros em linha | Velocidade Máxima | 171 km/h |
Capacidade | 999 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 13,9 s |
Potência | 75 cv (6200 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 95 Nm (3000 rpm) | Cidade (anunciado) | 5,4 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 4,0 | |
Tracção | Dianteira | Média (anunciada) | 4,5 |
Caixa | Robotizada de 5 velocidades | Emissões Co2 | 105 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 3,54 / 1,49 / 1,64 m | Valor base | €14 511 |
Peso | 932 Kg | Valor viatura testada | €15 798 |
Bagageira | 251 / 951 litros | I.U.C. | €98.80 |
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