Prestes a chegar ao mercado nacional, a Volvo Cars Portugal reservou alguns dias na Cidadela de Cascais para que alguns meios da comunicação social pudessem comprovar as qualidades da nova V60 Plug-In Hybrid D6 AWD. Como o nome indica, trata-se de uma versão destinada não só aos entusiastas e quem procura verdadeiro prazer de condução num automóvel nórdico (habitualmente conotado como um familiar seguro) ao mesmo tempo que pretende enveredar por uma política mais económica e ecológica. Recorrendo à conhecida motorização D5 de cinco cilindros de 2,4 cm3 e 215 cv de potência, a Volvo optou pela colocação de um motor eléctrico no eixo traseiro, capaz de debitar até 70 cv de potência (50kW) e 200 Nm de binário. O resultado é uma carrinha que mantém praticamente todos os seus atributos de veículo familiar (embora tenha perdido 125 litros de capacidade na bagageira), mas que passa agora a oferecer três personalidades distintas, disfarçadas de modos de condução.
A ignição é sempre realizada pelo modo “Hybrid”, que permite que o motor eléctrico contribua para a redução dos consumos, estando a Volvo a anunciar uma média de 1,8 litros por cada 100 km, valor esse que nos pareceu demasiado optimista durante o percurso realizado. Mas o modo mais apreciado pelos adeptos da economia é sem sombra de dúvidas o “Pure”, que permite percorrer durante 50 km de forma totalmente eléctrica, sendo que este valor será obviamente menor caso pretenda realizar uma viagem de estrada, já que as oportunidades de recarregamento da bateria são inexistentes. Por fim existe o modo “Power”, que permite desfrutar da combinação das duas motorizações, gerando assim uma potência combinada de 285 cv e 660 Nm de binário, sendo os 200 Nm pertencentes ao motor eléctrico disponíveis de imediato.
Para alimentar o motor eléctrico, a Volvo recorreu a um conjunto de baterias de iões de lítio de 11,2 kWh (apenas 8 kWh são utilizáveis para garantir a sua longa durabilidade) que, em conjunto com o motor, aumentaram o peso do conjunto em 256 kg, obrigando assim à aplicação de reforços na suspensão, que passou a contar com uma afinação mais firme e bem mais divertida (embora menos amigável dos pisos mais degradados). Com a colocação do conjunto eléctrico no eixo traseiro, também a distribuição de peso ficou mais equilibrada, garantindo a esta V60 Plug-In Hybrid D6 AWD um comportamento bem mais divertido e previsível, especialmente quando se tira partido do modo “Power” que recorre às duas motorizações em conjunto. Internamente as diferenças face à V60 são mínimas, existindo apenas um conjunto de botões adicionais na consola central, como os botões dos modos de condução, e os botões de “AWD” (força o funcionamento das duas motorizações em simultâneo) e de “SAVE” (permite guardar 20 km de autonomia na carga das baterias para deslocações a centros urbanos).
Com um preço de venda ao público de €62 700, estando associada ao nível Summum (que trás praticamente todo o tipo de equipamento que poderia esperar de um automóvel desta gama), esta V60 Plug-In Hybrid D6 AWD apresenta-se como a versão mais interessante da gama, por oferecer um comportamento muito interessante ao mesmo tempo que permite poupar combustível como nenhum outro modelo da gama.
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