Comportamento desportivo e SUV são palavras que não combinam, simplesmente porque ambas não jogam na mesma liga, no que toca a leis da física. O peso adicional e centro de massa mais elevado acabam por influenciar negativamente nas mudanças repentinas de direcção, muito embora a Audi, com a ajuda dos engenheiros da fábrica Quattro GmbH garantam ter encontrado a solução ideal.
Com o pequeno RS Q3, a Audi consegue assim desenvolver aquele que é o primeiro SUV desportivo da marca a receber a chancela RS, ao associar o brilhante bloco de cinco cilindros do RS3 e TT RS a um chassis mais espaçoso e confortável. Com 310cv em vez do 340cv do bloco original, este 2.5 litros garante o desempenho suficiente para que o chassis do Q3 atinga os 100 km/h em apenas 5.2 segundos, estando a velocidade máxima limitada aos 250 km/h.
Para deslocar os mais de 1700 kg de peso, o motor conta com a preciosa ajuda do sistema de tracção às quatro rodas Quattro, bem como de uma caixa automática de dupla embraiagem, que em conjunto com as enormes jantes de 20 polegadas, pneus de baixo perfil e suspensão reforçada que reduz a altura ao solo em 25mm garantem que o RSQ3 consiga realizar curvas que anteriormente pensávamos ser impossível num veículo com estas características.
Para confirmar as aptidões desportivas deste Q3, a Audi equipou-o de vários elementos típicos da linha RS, como os para-choques desportivos com grandes entradas de ar, as já referidas jantes de 20 polegadas, espelhos exteriores com acabamento em cinza mate e uma grande ponteira de escape oval cromada, que por sua vez consegue gerar um som brilhante, especialmente durante as passagens de caixa.
No interior as mudanças face a um Q3 tradicional são mínimas, destacando-se a combinação de elementos em pele e alcântara, como os bancos desportivos, o volante desportivo de fundo falso (ainda estamos para descobrir qual a utilidade desta opção) e os mostradores desportivos no painel de instrumentos. De resto temos a tradicional elevada qualidade de construção e alguns elementos que revelam já alguma idade face às implementações mais recentes, como é o caso do de infoentretenimento MMI Plus.
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[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]
Motor | Prestações | ||
Tipo | Cinco cilindros em linha | Velocidade Máxima | 250 km/h |
Capacidade | 2480 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 5,2 s |
Potência | 310 cv (5200 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 420 Nm (1500 rpm) | Cidade (anunciado) | 12,2 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 6,9 | |
Tracção | Às quatro rodas | Média (anunciada) | 8,8 |
Caixa | Automática de dupla embraiagem de 7 velocidades | Emissões Co2 | 206 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4,41 / 1,58 / 1,84 m | Valor base | €71 891 |
Peso | 1730 Kg | Valor viatura testada | €80 586 |
Bagageira | 356 / 1261 litros | I.U.C. | €345.98 |
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