Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW utiliza impressão 3D para ajudar trabalhadores na fábrica de Munique

A BMW decidiu dar inicio a um projecto piloto, em conjunto com o Departamento de Ergonomia da Universidade Técnica de Munique, para melhorar o bem estar dos operários na fábrica de Munique. Este projecto consiste na criação de uma ferramenta de trabalho que permite diminuir o esforço realizado pelo polegar do trabalhador, de modo a que sejam evitados danos na articulação carpometacarpal do polegar, uma doença habitual em trabalhadores que desempenhem tarefas associadas a esforços realizados com o polegar.

Os operários que tiveram acesso à nova ferramenta ergonómica foram os que realizam a colocação das tampas de borracha nos orificios de escoamento da tinta, uma função que requer bastante esforço para a sua devida colocação. A ferramenta criada pela BMW e a Universidade Técnida de Munique consiste numa luva de borracha composta por uma espécie de dedal para o polegar, sendo este no entanto aberto no topo para permitir total mobilidade do mesmo, embora a parte inferior seja bastante reforçada.

Para a criação desta ferramenta, a BMW recorre a um método de impressão 3D, onde cada operário realiza uma digitalização 3D da sua mão, para que o sistema de impressão 3D crie uma ferramenta perfeitamente adequada à mão do trabalhador. Para tal é utilizado um sistema de poliuretano térmico em pó, sendo este aquecido através de um laser para dar origem às várias camadas que irão compor a peça desejada, à semelhança de um sistema de 3D, embora mais preciso. A opinião dos diversos trabalhadores é bastante positiva, devendo este sistema começar a ser implementado nas restantes unidades fabris da marca.

[fancygallery id=”1″ album=”52″]