Já com 32 anos de idade, o Corsa “não vai para novo” e por isso o construtor alemão reviu as formas do seu modelo mais vendido de sempre. Entre os traços desta quinta geração do Corsa – que tem estreia mundial agendada para o Salão de Paris, em Outubro –, destaque para a grelha proeminente e para os grupos ópticos com novo desenho, que incluem a já habitual “asa”, mais marcada nas luzes diurnas com tecnologia LED. Atrás merecem destaque as linhas que acentuam a largura e os grupos ópticos orientados na horizontal. O habitáculo é completamente novo e os bancos marcam a aposta na ergonomia. Os materiais são mais agradáveis ao toque e sofisticados e ajudam a que os ruídos fiquem do lado de fora.
Com o foco nas prestações e no conforto, a actual suspensão do Corsa não herda nenhum componente da quarta geração. O centro de gravidade 5 mm mais baixo permite uma maior estabilidade, para o que contribuem ainda o sub-chassis mais rígido e a nova geometria da suspensão. A assistência eléctrica da direcção foi melhorada e conta agora com uma inovação (pelo menos no Corsa): o modo City. Accionado através de um botão no tablier, reduz o esforço necessário nas manobras a baixa velocidade. Já que falamos de botões, destaque para os que accionam os já conhecidos modos Sport e Comfort, sendo que o último conta com amortecimento mais rígido e uma nova calibração da direcção, para garantir mais emoção ao volante.
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A grande novidade desta nova geração do Corsa está escondida debaixo do capot. Falamos do 1.0 Turbo EcoTEC de três cilindros com injeção direta de gasolina, que a Opel lançou recentemente como parte do seu plano de renovação de motorizações. Equipado de série com sistema start/stop, estará disponível em dois patamares de potência (90 cv e 115 cv), com o binário máximo de 170 Nm a ficar disponível às 1800 rpm.
Além deste três cilindros, o novo Corsa contará na sua gama de motores com o 1.4 Turbo de 100 cv e 200 Nm e com os renovados 1.2 e 1.4 atmosféricos. A gama Diesel será composta pelo 1.3 CDTI, disponível nas variantes de 75 cv e 95 cv, que cumprem já as normas de emissões Euro6, com a versão mais económica a emitir apenas 89 g/km de CO2 para a atmosfera. Aos motores acima descritos juntam-se novas transmissões: uma manual, totalmente nova, com seis relações; a mais recente caixa automática de seis velocidades e uma nova caixa manual robotizada Easytronic 3.0.
Porque estamos na era das apps, a Opel dotou o Corsa de um sistema de infoentretenimento que gira em torno destas. Chama-se IntelliLink e usa um ecrã táctil de sete polegadas na consola central para comandar todas as funções do veículo, assim como aceder às várias aplicações diponível, como a BringGo para a navegação e as Stitcher e TuneIn para rádio de Internet e podcasts. Oferece ainda a possibilidade de ligação de aparelhos iOS e Android, com uma dock que serve também para recarregar a bateria.
Ainda em termos tecnológicos, o Corsa aparece repleto de sistemas que se estreiam neste icónico modelo alemão. É o caso dos faróis bi-xénon direccionais, do alerta de ângulo-morto e da câmara Opel Eye (que reconhece sinais de trânsito, avisa se sairmos da faixa, opera os médios/máximos, indica a distância para o veículo da frente e alerta em caso de colisão iminente). O Advanced Park Assist, que toma controlo do volante nas manobras de estacionamento, e as câmara traseira e assistência ao arranque em subida, fazem parte do equipamento de série.
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