Embora sejam as grandes berlinas desportivas, ou os superdesportivos que nos movem de emoção, o que realmente move o mercado nacional continuam a ser os utilitários, razão pelo qual a Volkswagen decidiu renovar a actual geração do Polo, numa altura em que o modelo está prestes a festejar os seus 40 anos de existência.
Com o objectivo de o aproximar do Golf, o novo Polo recebe poucas alterações estéticas, sendo estas essencialmente relacionadas com os novos para-choques e novas jantes de liga leve, alterações mínimas mas que garantem que o Polo continue a gozar da imagem de solidez e robustez que sempre teve face a rivais como o Ford Fiesta ou Renault Clio.
No interior encontramos as verdadeiras alterações, como o painel de instrumentos, consola central, controlos do sistema de climatização e até o próprio volante, que são claramente derivados do Golf. Também o sistema de infoentretenimento passou a ser o mesmo, sendo agora possível escolher soluções com ecrã táctil de 5,0 e 6,5 polegadas com sensor de aproximação, tal como acontece no Golf. De resto temos um habitáculo desafogado para todos os ocupantes, e nota-se um incremento na qualidade de construção e dos materiais utilizados, algo estranho se tivermos em conta que neste ponto o Polo já era a referência do segmento.
No que toca a motorizações, o novo Polo viu assim desaparecer o tricilíndrico 1.2 a gasolina para dar entrada ao pequeno bloco de três cilindros com um litro de cilindrada atmosférico proveniente do Up!, estando este disponível nas versões de 60 e 75 cv. O modelo que obtivemos para ensaio foi o de 75 cv, que revelou um desempenho bastante equilibrado, conseguindo ser bem mais interessante que o anterior 1.2, ao mesmo tempo que oferece uma redução nos consumos bastante significativa, estando estes próximos dos valores anunciados pelo fabricante.
É impossível falarmos do novo Polo sem falarmos da possibilidade de escolha de diversas soluções tecnológicas pouco habituais no segmento de mercado, como o sistema de Cruise Control Adaptativo (€172), sistema Front Assist com travagem de emergência em cidade (€215), sistema Mirror Link para acesso a aplicações do seu Smartphone Android no ecrã do sistema de infoentretenimento (€124) e câmara traseira “Rear Assist” (€198).
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros em linha | Velocidade Máxima | 173 km/h |
Capacidade | 999 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 14,3 s |
Potência | 75 cv (6200 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 95 Nm (3000 rpm) | Urbano (anunciado) | 5,8 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 4,2 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,8 |
Caixa | Manual de cinco velocidades | Emissões CO2 | 108 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 3972 / 1682 / 1453 mm | Valor base | €14 900 |
Peso | 1055 kg | Valor viatura testada | €17 425 |
Bagageira | 280-952 litros | I.U.C. | €141.47 |
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