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Volkswagen Polo 1.0 MPi BlueMotion

Embora sejam as grandes berlinas desportivas, ou os superdesportivos que nos movem de emoção, o que realmente move o mercado nacional continuam a ser os utilitários, razão pelo qual a Volkswagen decidiu renovar a actual geração do Polo, numa altura em que o modelo está prestes a festejar os seus 40 anos de existência.

Com o objectivo de o aproximar do Golf, o novo Polo recebe poucas alterações estéticas, sendo estas essencialmente relacionadas com os novos para-choques e novas jantes de liga leve, alterações mínimas mas que garantem que o Polo continue a gozar da imagem de solidez e robustez que sempre teve face a rivais como o Ford Fiesta ou Renault Clio.

No interior encontramos as verdadeiras alterações, como o painel de instrumentos, consola central, controlos do sistema de climatização e até o próprio volante, que são claramente derivados do Golf. Também o sistema de infoentretenimento passou a ser o mesmo, sendo agora possível escolher soluções com ecrã táctil de 5,0 e 6,5 polegadas com sensor de aproximação, tal como acontece no Golf. De resto temos um habitáculo desafogado para todos os ocupantes, e nota-se um incremento na qualidade de construção e dos materiais utilizados, algo estranho se tivermos em conta que neste ponto o Polo já era a referência do segmento.

No que toca a motorizações, o novo Polo viu assim desaparecer o tricilíndrico 1.2 a gasolina para dar entrada ao pequeno bloco de três cilindros com um litro de cilindrada atmosférico proveniente do Up!, estando este disponível nas versões de 60 e 75 cv. O modelo que obtivemos para ensaio foi o de 75 cv, que revelou um desempenho bastante equilibrado, conseguindo ser bem mais interessante que o anterior 1.2, ao mesmo tempo que oferece uma redução nos consumos bastante significativa, estando estes próximos dos valores anunciados pelo fabricante.
É impossível falarmos do novo Polo sem falarmos da possibilidade de escolha de diversas soluções tecnológicas pouco habituais no segmento de mercado, como o sistema de Cruise Control Adaptativo (€172), sistema Front Assist com travagem de emergência em cidade (€215), sistema Mirror Link para acesso a aplicações do seu Smartphone Android no ecrã do sistema de infoentretenimento (€124) e câmara traseira “Rear Assist” (€198).

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MotorPrestações
TipoTrês cilindros em linhaVelocidade Máxima173 km/h
Capacidade999 ccAceleração (0-100 km/h)14,3 s
Potência75 cv (6200 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário95 Nm (3000 rpm)Urbano (anunciado)5,8
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)4,2
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)4,8
CaixaManual de cinco velocidadesEmissões CO2108 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)3972 / 1682 / 1453 mmValor base€14 900
Peso1055 kgValor viatura testada€17 425
Bagageira280-952 litrosI.U.C.€141.47

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