Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Audi renova gama A6

A Audi reformulou a gama A6, oferecendo-lhe novos motores, transmissões e um novo sistema de infoentretenimento. As pré-vendas começam no final deste mês de Setembro, mas as primeiras unidades só rolarão em estradas lusas em Novembro, depois de uma passagem pelo Salão de Paris.

Por fora, as novidades passam pela grelha singleframe redesenhada e pelas entradas de ar, pára-choques, embaladeiras, farolins, saídas de escape e novos faróis, que podem em opção, montar a tecnolgia LED ou Matrix LED. A carroçaria recebe vários componentes em alumínio e aço moldados a quente, que contribuem para a redução de peso do conjunto, o que, no caso do A6 1.8 TFSI, se traduz num peso de 1535 kg.

No habitáculo há a registar a ventilação e de massagem nos bancos dianteiros (opcional), e o facto de os sistemas de rádio MMI e de ar condicionado automático passarem a fazer parte do equipamento de série. De série, não é, infelizmente, o portão da bagageira com abertura automática e controlada por sensores de aproximação.

Audi A6

E já que falamos em opcionais, há que mencionar o novo sistema de infoentretenimento, com navegação MMI plus com MMI touch. Este sistema topo de gama usa um ecrã de oito polegadas retráctil automaticamente é baseia-se num chip Tegra 30 da Nvidia, empresa parceira da Audi. Além disso, há que contar com o módulo suplementar Audi connect, que usa o sistema LTE para transferência de dados, permitindo usar a Internet no veículo, além de apps de streaming de som.

Ainda no domínio da tecnologia registe-se o adaptive cruise-control com função stop & go; o Audi side assist, que utiliza sensores para monitorizar o ângulo-morto e actua em conjunto com o Audi Active Lane Assistpara impedir as mudanças involuntárias da faixa de rodagem.

Mas nem só de tecnologia vivem os automóveis. A gama de motores do A6 foi revista e passa agora a contar com três motores TFSI com potências entre os 190 e os 333 cv, assim como cinco Diesel TDI com potências entre os 150 e os 326 cv. Todos eles cumprem a norma de emissões Euro 6, sendo que estas foram reduzidas em até 22%. Para eles estão disponíveis as caixas de velocidades S tronic de sete relações e tiptronic de oito velocidades, além da reformulada caixa manual de seis velocidades. Nas versões com tracção dianteira a caixa de dupla embraiagem foi revista e substitui a caixa multitronic. Os motores a partir de 272 cv com tracção integral permanente quattro podem ser complementados com o diferencial traseiro desportivo, que distribui activamente a potência entre as rodas traseiras.

[fancygallery id=”3″ album=”104″]