Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Citröen C1 à venda em Portugal

A nova geração do Citröen C1 chega hoje aos concessionários oficiais em Portugal, prevendo que o seu sucesso comercial permaneça como sendo o mais bem-sucedido do trio de citadinos constituídos pelo C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo. Disponível nas variantes de três e cinco portas, o novo C1 estreia uma nova variante com tecto de abrir, designada por Airscape, mas que infelizmente não conta com a presença de uma versão de equipamento de acesso.

Com mais três centímetros de comprimento, o novo C1 passa a oferecer maior espaço interior, sendo os lugares traseiros ajudados pelo recurso a novos bancos dianteiros mais estreitos, e a bagageira viu a sua capacidade subir em 40% para os 196 litros, podendo esta atingir os 780 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Esteticamente o novo C1 é bastante mais apelativo, graças ao recurso da imagem de marca da Citröen, com a implementação dos faróis recortados em duas partes, e com a integração de luzes diurnas em LED de design vertical nos extremos do para-choques dianteiro, garantindo assim uma imagem mais desportiva e radical. A combinação de cores (8 no total, sendo duas exclusivas para a Citröen), bem como a possibilidade de personalizar a cor do tejadilho em lona na versão Airscape para garantir o efeito bicolor.

Internamente existe um novo painel, que pode dispor de diversos elementos decorativos coloridos, tal como no exterior, podendo os já referidos bancos serem personalizados pela primeira vez, oferecendo ao mesmo tempo uma ergonomia melhorada face aos bancos da anterior geração.

[jwplayer mediaid=”1959″]

Também a nível de tecnologia o C1 foi significativamente melhorado, passando agora a contar com tecnologia Stop&Start como opção, utilização de câmara traseira para auxílio nos estacionamentos, sistema de acesso e arranque em mãos livres, sistema de arranque em inclinação “Hill Assist”, bem como de um sistema de infoentretenimento composto por um ecrã de 7 polegadas táctil, que para além das funções tradicionais de rádio, telefone, reprodução de vídeos e computador de bordo, permite aceder a aplicações de Smartphones compatíveis (iOS e Android) graças à tecnologia Mirror Screen.

No que toca a motorizações, o Citröen C1 tem ao seu dispor um bloco 1.0 de três cilindros VTi de 68 cv, que poderá receber uma caixa de velocidades pilotada ETG (Efficient Tronic Gearbox) em opção, tal como o sistema Stop&Start, permitindo assim atingir consumos de apenas 3,8 litros por cada 100 km e 88 g/km de emissões de CO2.
Juntamente com este bloco encontra-se o novo 1.2 PureTech de 82 cv, que embora garanta consumos igualmente baixos (4,3 litros e 99 g/km de CO2), oferece um aumento significativo de vivacidade. Tivemos oportunidade de experimentar ambas as motorizações durante a apresentação nacional do C1, e confirma-se a diferença entre os motores, que se distanciam entre si de apenas €450.

O novo C1 já está disponível em todos os concessionários da marca em Portugal por um preço que começa nos €10500 para a versão 1.0 VTi de 68cv Live, existindo três níveis de equipamento (Live, Feel e Pure) que poderão levar o novo C1 aos €14270 na versão Airscape Pure com o 1.2 PureTech 82.

[fancygallery id=”3″ album=”107″]