Depois da Peugeot e a Renault revelarem as suas propostas ao desafio lançado pelo governo francês, está na altura da Citröen apresentar a sua proposta de um protótipo derivado de um modelo de produção capaz de realizar médias de consumo de apenas dois litros por cada 100 km.
Previsto para ser apresentado oficialmente no Salão de Paris, este protótipo tira partido da tecnologia HYbrid Air, tal como acontece com o Peugeot 208 HYbrid Air 2L. Para o tornar ainda mais eficiente, a Citröen realizou uma forte optimização na aerodinâmica e aplicou uma redução de peso de 100 kg no chassis, algo impressionante se tivermos em conta que o próprio C4 Cactus é, já de si, 200 kg mais leve que um C4 de origem.
Tal como no modelo da Peugeot, também este C4 Airflow 2L utiliza três modos de condução, sendo cada um deles referente às motorizações disponíveis (gasolina e ar comprimido), tornando-se possível andar em modo híbrido, em modo de emissões zero ou só com o motor de combustão.