Tal como previsto, a Jaguar acaba de lançar uma mão cheia de novidades para a gama F-Type. Ok, uma mão cheia talvez seja exagero, mas serão certamente novidades que o deixarão ainda mais deliciados com este desportivo da marca britânica. Para começar temos a implementação de uma caixa manual de seis velocidades de origem ZF, que oferece relações ainda menores face à ZF de oito velocidades automática, existindo ainda algumas optimizações a nível da aceleração, facilitando assim o efeito ponta-tacão.
Porém, como o mundo não é perfeito, nem a Jaguar o consegue ser, razão pelo qual, com muita pena nossa, temos a anunciar que esta caixa manual estará disponível apenas nas versões equipadas com as motorizações de seis cilindros, ou seja no F-Type de 340cv e F-Type S de 380cv, estando igualmente impossibilitada de funcionar em conjunto com as versões de tracção às quatro rodas.
É verdade, ainda não lhe tínhamos falado nisso? Pois bem, a gama F-Type acaba de receber um sistema de tracção às quatro rodas, mas também ele só disponível em alguns modelos, como o V8 F-Type R e o V6 mais poderoso, o F-Type S, embora opcional neste último modelo. Este sistema criado a pensar em garantir maior aderência quando é preciso, mas sem estragar a diversão, razão pelo qual, na maior parte das situações, toda a potência é transmitida a 100% para o eixo traseiro.
[fancygallery id=”1″ album=”191″]
Para entreter quem não tem a possibilidade de adquirir um destes modelos (infelizmente nós estamos incluídos no grupo), existem alguns pormenores que a Jaguar criou para que nós, os “comuns mortais”, possamos-nos divertir a diferenciar ambos os modelos. A forma mais fácil de identificar os modelos com tracção às quatro rodas será através do capot diferente, que além de ser mais alto (o motor teve que subir alguns centímetros), as entradas de ar do capot estão mais afastadas uma da outra e colocadas mais à frente, entre outros pormenores.
Existem mais novidades, estas sim referentes a toda a gama, como a adopção de uma nova direcção totalmente eléctrica que substitui a anterior mecânica. Porém, a Jaguar só está a adoptar por este sistema depois dos muitos testes realizados e afinações que garantem um comportamento fidedigno e equivalente a um sistema mecânico, embora com as vantagens que o sistema eléctrico tem, como a redução de consumos.
As restantes novidades são a nivel de equipamentos, como a introdução de um novo painel de instrumentos, com as versões Coupé a receberem um tecto panorâmico como equipamento de série, os modelos F-Type S (Coupé e Cabrio) a receberem um novo volante com fundo plano e um novo escape desportivo com som ajustável, para poder emitir aquela banda sonora que todos nós adoramos. Só nos resta dizer: “Venham eles!”
[jwplayer mediaid=”3478″]
Se tiver problemas em visualizar o vídeo, veja através do YouTube.