Secções

Notícias

Ensaios

CuriosidadesVídeo

Besta de Turin volta a funcionar 100 anos depois

Vimeo

Os primórdios da indústria automóvel foram impressionantes para quem tinha meios e imaginação de criar verdadeiros monstros, como era o caso deste FIAT S76, um automóvel de competição que conquistou o recorde de velocidade em terra durante anos… à mais de 100 anos atrás.

Trata-se de um automóvel com um total de 104 anos e que conta com aquele que ainda é o maior motor alguma vez construído para um automóvel, um impressionante bloco com 28 litros (28 mil centímetros cúbicos de cilindrada) que na altura debitava 300 cavalos de potência, distribuídos para o eixo traseiro através de uma singela corrente.

O restauro completo realizado, que esteve a cargo de Duncan Pittaway, demorou mais tempo que o originalmente previsto, mas tudo aponta para que no próximo ano esteja preparado para participar no Festival of Speed, em Goodwood. Até lá, veja este pequeno vídeo que demonstra parte do restauro e a primeira vez que o Monstro de Turin (como é apelidado) voltou a trabalhar após uma pausa centenária. Simplesmente brilhante!