Quando a BMW anunciou que iria lançar um MPV compacto, com tracção dianteira e motores de três cilindros, a minha reacção imediata foi ver se teríamos chegada a Abril numa espécie de viagem do tempo… afinal a BMW estava a dizer a verdade e iria lançar o Série 2 Active Tourer, numa espécie de rival do Mercedes-Benz Classe B, Ford S-Max, Renault Scénic, Peugeot 5008 e Volkswagen Golf SportVan.
Só pela lista já dá para perceber a importância deste lançamento e os rivais que esperam por esta estreia auspiciosa, e o mais curioso de tudo é que a BMW lançou bem os dados e, com alguma sorte, conseguiu criar mais um modelo que tem tudo para ser um sucesso. É certo que trata-se de um tracção dianteira, o primeiro da história (a ser lançado no mercado) para a marca de Munique, mas por recorrer à plataforma UKL1, a mesma que o novo Mini, é natural que parte dos receios tenham acabado por se dissipar.
Motores de três cilindros? Sim, mas só para algumas versões, como o 218i, que recorre ao 1.5 litros a gasolina de 136cv utilizado no Mini, sendo as restantes motorizações de quatro cilindros, como este 218d que utiliza o já conhecido 2.0 turbodiesel, agora com 150cv. Associado a uma caixa manual de seis velocidades, esta revelou ser suficientemente competente para lidar com a motorização escolhida, embora a combinação esteja distante daquele comportamento mais desportivo que esperamos de um BMW (daí o lema “Pelo prazer de conduzir”).
Ignorando um pouco esta questão, até porque o Série 2 Active Tourer consegue ser um automóvel atraente (daí o termos utilizado para uma sessão de fotografias para o nosso portal de LifeStyle Trendy.pt), suficientemente eficaz e competente, é no interior e nas soluções encontradas que encontrará o esforço da BMW em tornar este modelo num sucesso, como o espaço disponível, os vários espaços para arrumação um pouco por todo o lado, a bagageira, os bancos traseiros que se rebatem na proporção 40/20/40 e na possibilidade destes mesmos poderem ser ajustados em diferentes ângulos, permitindo assim aumentar o espaço na bagageira, uma solução muito útil para as viagens nas férias.
Porém, a melhor surpresa ficou para o fim, o preço pedido pelo Série 2 Active Tourer. Com um PVP base de 36.450 euros, este valor torna-o mais acessível que o esperado, embora neste caso em particular, e como é habitual nas viaturas de parque de imprensa, a extensa lista de extras acabam por estragar tudo, estando este 218d equipado com quase 15 mil euros de opcionais, como a Navegação Plus (€2573), os bancos em pele Dakota perfurada preta (€1643) e as luzes LED com conteúdos expandidos (€1023), fora muitos outros extras.
[fancygallery id=”2″ album=”219″]
[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha Turbo | Velocidade Máxima | 208 km/h |
Capacidade | 1995 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,9 s |
Potência | 150 cv (4000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 330 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | 4,8 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,7 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,1 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões CO2 | 109 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4342 / 1800 / 1555 mm | Valor base | €36 450 |
Peso | 1375 kg | Valor viatura testada | €51 265 |
Bagageira | 468 litros | I.U.C. | €216.37 |
[/toggle] [/toggles]