A poucos dias da abertura das portas do Salão de Genebra, a Audi acaba de revelar a segunda geração do seu superdesportivo R8, que estará à venda a partir de Novembro. Recorrendo a uma estrutura Audi Space Frame, composta por elementos em alumínio e plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP), o novo R8 é cerca de 50kg mais leve que o seu antecessor, mas mantém praticamente inalteradas as linhas que o caracterizaram desde o seu lançamento. Utilizando o mais recente sistema de tracção integral quattro, o novo R8 conta com uma embraiagem multidisco electrohidráulica no eixo dianteiro e um diferencial autoblocante mecânico no eixo traseiro, podendo o sistema alterar até 100% de toda a distribuição de binário tanto para um eixo como para o outro.
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Isto permitirá explorar melhor as capacidades dinâmicas do chassis, que estarão à mercê das novas motorizações, um 5.2 V10 FSI de 540cv e 540Nm, e uma versão mais potente designada por R8 V10 Plus com 610cv e 560Nm. Ambas as motorizações vêm acompanhadas de uma caixa de dupla embraiagem S-Tronic de sete velocidades, que dispõem de função de arranque controlado (“launch control”) e sistema “sailing”, que permite desacoplar a caixa do motor para poupar combustível, medida essa ao qual se junta o sistema Start&Stop e tecnologia de desactivação de cilindros (“Cylinder on demand”). A nível de desempenho, a versão de 540cv garante uma aceleração de 3,5s para atingir os 100km/h e 323km/h de velocidade máxima, estando o R8 V10 Plus referenciado para os 330km/h de velocidade máxima e 3,2s para atingir os 100km/h.