Estivemos em plena Cité du Cinéma (completo cinematográfico inaugurado por Luc Besson), em Paris, para conhecer o mais recente membro da família Renault. Foi com a breve introdução de Carlos Ghosn que ficámos a conhecer aquele que será, certamente, um dos modelos mais vendidos durante os próximos anos para a marca Francesa, estando prevista a sua chegada no final do presente ano.
De seu nome Kadjar, este modelo apresenta-se como o seu primeiro crossover destinado ao segmento C, onde irá rivalizar com o Nissan Qashqai, modelo esse com o qual partilha a plataforma. Criado com o objectivo de conquistar novos mercados e novos clientes para a marca, o Kadjar pretende repetir e superar os impressionantes resultados do Captur, que conta já com 178 mil automóveis matriculados desde o seu lançamento, só na Europa.
Com linhas claramente inspiradas no Captur, existem elementos que o diferenciam como a dianteira com um design marcante, graças ao à incorporação da barra cromada nos faróis dianteiros, tendo estes incorporada a nova assinatura de LED em forma de C (que poderão ser totalmente em LED), no logótipo ao centro da grelha e as belíssimas jantes de liga leve que poderão ser de 19 polegadas.
Observando ao vivo, e embora não se trate de uma versão final (que será apresentada no Salão de Genebra, em Março), o Kadjar aposta numa imagem mais jovem e com um estilo mais dinâmico e que o “irmão” Qashqai, o que poderá significar um futuro comercial muito interessante.
Poucos dados adicionais foram revelados além da estética exterior, embora exista uma imagem que revele um interior muito diferente ao que conhecemos da actual gama Renault, com a integração de um painel de instrumentos digital, consola dominada pelo sistema de infoentretenimento R-Link 2, e um novo volante. Sabe-se apenas que existirão vários espaços para arrumação, num total de 30 litros espalhados pelo habitáculo, e uma bagageira de 472 litros, que pode ser expandida graças ao rebatimento dos bancos traseiros na habitual proporção de 1/3 e 2/3.
Nada foi revelado sobre as motorizações (deverão ser as mesmas do Qashqai), apenas que estas estarão associadas a um sistema de tracção para as rodas dianteiras (recorrendo ao sistema Extended Grip) e às quatro rodas (usando um sistema tipo Haldex). Como forma de demonstrar o empenho da Renault em tornar o Kadjar num sucesso internacional, este será (a partir de 2016) o primeiro Renault a ser produzido na China, estreando assim a nova fábrica em Wuhan.
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