Aquando o seu lançamento, o DS3 revelou ser possível para a Citröen elevar o nível da sua imagem, bem como de rivalizar com os utilitários premium que têm inundado o mercado, como o Fiat 500 e o Mini. Baseando-se no C3, o DS3 é, praticamente, um modelo distinto, tanto em dimensões como em comportamento, razão pelo qual a Citröen, com a recente actualização do modelo, decidiu apenas alterar nos pontos em que ele merecia realmente melhorias.
Com mais de 300 mil unidades vendidas em todo o Mundo, o novo DS3 recebe agora uma nova assinatura visual, bem como novos equipamentos e novos motores. Começando pelo início, o DS3 ficou significativamente mais bonito, uma vez que agora poderá receber as novas ópticas Xénon Full LED, como a marca afirma, que recorre a uma combinação de luzes Xénon com luzes LED.
O resultado é um conjunto que combina elegância com eficácia, ao qual se juntam os novos indicadores de direcção dinâmicos, uma estreia para a marca, e sem esquecermos as já conhecidas luzes diurnas LED, colocadas nos extremos verticais do para-choques dianteiro. Passam a existir novas possibilidades de personalização, graças à introdução de novas cores de carroçaria e do tejadilho, novas jantes e, no interior, novos revestimentos.
É aqui no interior que encontramos as restantes novidades, uma vez que passam a estar disponíveis novas combinações decorativas, como tapetes com um grafismo idêntico aos autocolantes do tejadilho, entre outros. No centro da consola central encontramos o novo sistema de infoentrenimento com navegação eMyWay, que recebe um ecrã táctil colorido de 7 polegadas de alta resolução, ideal também para acomodar outra novidade, a câmara traseira.
Destaque ainda para os bancos, que oferecem um bom apoio lateral, sem que isso implique redução no espaço a bordo, sendo o DS3 significativamente mais espaçoso e confortável que o Mini, por exemplo. Existem elementos que se mantêm intactos, como o original ambientador de habitáculo, ou a eficaz Connecting Box que permite ligar diversas fontes de áudio (Aux, USB ou Bluetooth), embora tenha sentido algumas falhas com a reprodução de músicas com o Bluetooth. Falta apenas referir a integração do novo sistema Active City Brake, que permite travar o DS3 de forma automática, sempre que circular a menos de 30km/h e estiver em risco de colidir. Por razões óbvias decidi não comprovar a sua eficácia.
No que toca às motorizações, todas opções, tanto os gasolina PureTech como os diesel BlueHDi passam a cumprir as exigentes normas Euro6. O modelo testado foi a versão diesel de topo, o 1.6 BlueHDi de 120cv, que garante não só consumos reduzidos de apenas 3,6l/100km (e apenas 94g/km de emissões), como oferece um excelente comportamento, ideal para tirar partido do divertido chassis do DS3. O resultado é um pequeno automóvel que exige ser explorado, embora a sonoridade não seja a mais agradável (por se tratar de um diesel).
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 190 km/h |
Capacidade | 1560 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 10,8 s |
Potência | 120 cv (3600 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 300 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | 4,4 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,2 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 3,6 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões CO2 | 94 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 3948 / 1715 / 1458 mm | Valor base | €26 657 |
Peso | 1075 kg | Valor viatura testada | €27 917 |
Bagageira | 285 litros | I.U.C. | €141.47 |
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