Embora esta não seja a primeira vez que a Fiat aposta na criação de pequenos veículos com peculiares capacidades “offroad”, o novo 500X é, oficialmente, o primeiro crossover da marca, resultado da parceria com a Jeep, uma vez que partilha a mesma plataforma que o recém estreado Jeep Renegade.
O resultado é, surpreendentemente agradável e, na minha sincera opinião, a melhor e mais bonita variante do brilhante Fiat 500, deixando a “milhas” o 500L, que utiliza a plataforma do Punto. Não quero com isto retirar o mérito ao 500L, simplesmente a combinação da estética, funcionalidade e características resulta muito melhor no pequeno crossover da Fiat.
É fácil de identificar elementos que o associam imediatamente à sua origem (ou inspiração), existindo pormenores curiosos como a organização da dianteira, os detalhes do logótipo 500 dentro da óptica dianteira, ou as elegantes jantes de liga leve. Além da questão do design, a Fiat tomou especial cuidado com a qualidade de construção e dos materiais usados.
No interior destaca-se o espaço disponível, embora o formato do tejadilho na secção traseira acabe por prejudicar na altura aos passageiros no banco traseiro, algo problemático se precisar de transportar adultos de elevada estatura. De resto, temos um interior agradável, pormenores interessantes, mas alguns pontos que teimam em não estar ao nível das soluções oferecidas por rivais, como o sistema uConnect de infoentretenimento, que continua a ser algo lento e limitado.
No que toca às motorizações disponíveis, este modelo dispõe apenas duas soluções, o 1.4 Multiair a gasolina de 140cv, ou o diesel 1.6 Multijet II de 120cv, ambos equipados com caixa de velocidades manual e tracção dianteira. A motorização testada, 1.6 Multijet II, revelou ser mais que adequado para o 500X, oferecendo uma agradável disponibilidade e sendo perfeitamente capaz de realizar consumos surpreendentemente baixos.
Para tornar toda a experiência mais emocionante, poderá usar o “Fiat Drive Mood”, um pequeno comando redondo que permite seleccionar um dos três modos disponíveis, à semelhança do sistema DNA da Alfa Romeo. Através deste comando poderá seleccionar o modo Auto, Sport (o mais utilizado durante o período de ensaio) e o modo All Weather, o ideal para pequenas aventuras fora do asfalto.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 186 km/h |
Capacidade | 1598 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 10,5 s |
Potência | 120 cv (3750 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 320 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | 4,7 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,8 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,1 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões CO2 | 109 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4248 / 1976 / 1600 mm | Valor base | €23 650 |
Peso | 1320 kg | Valor viatura testada | €24 800 |
Bagageira | 350 / 1000 litros | I.U.C. | €141.47 |
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